Como aliviar os sintomas da síndrome mão-pé e boca?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

“Não há um remédio que elimine o vírus, mas sim medicações para aliviar os sintomas, como febre e dor nas lesões na boca. É recomendado uma alimentação preferencialmente líquida ou pastosa, evitando alimentos salgados ou ácidos, pois podem causar ardência e piorar os sintomas.

Ofereça líquidos constantemente, e, se ela sentir dificuldade para comer, prepare alimentos mais pastosos, de fácil deglutição, como cremes, sopas, e gelatina. É possível amenizar os sintomas para aliviar o incômodo causado na criança.

Pomadas para coceira ou remédios, como maleato de dexclorfeniramina; Remédios para aftas, como a Oncicrem-A ou Lidocaína.

Período de Transmissibilidade: Geralmente, a fase de maior contágio da Síndrome Mão-Pé-Boca é durante a primeira semana de doença. Porém, mesmo após a cura, o paciente pode permanecer eliminando o vírus nas fezes, o que o mantém transmitindo a doença durante quatro semanas depois dos sintomas terem desaparecidos.

Antibióticos funcionam contra a doença mão-pé-boca? Não, pois a doença é causada por vírus. Antibióticos só são utilizados caso as feridas provocadas pela doença infeccionem, mas deve sempre haver indicação de um médico.

Primeiro, começa a febre. Depois, manchas vermelhas e bolhas começam a aparecer, normalmente nos pés, mãos e ao redor dos lábios da criança. Às vezes, também surgem aftas dentro da boca, que causam dor ao comer e beber.

A principal complicação da doença mão-pé-boca está relacionada às crises de febre alta, que podem ocasionar convulsões em crianças menores e desidratação, levando à necessidade de internação hospitalar para o acompanhamento da evolução do quadro.

Pomada para doença Mão-Pé-Boca
Já para as aftas causadas pela doença, o uso de medicamentos tópicos como omcilon-A orabase ou lidocaína pode ser indicado para aliviar a dor e o desconforto.

Nos casos de lesões recentes, com bolhas/vesículas, é indicado uso de compressas de água boricada ou permanganato de potássio, seguida por aplicação de pomadas de corticoide e hidratantes.

São sinais característicos da doença:
– erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; – mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; – por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.

É possível pegar a doença mão--boca mais de uma vez.
Apesar de haver uma melhora na imunidade contra a infecção após o contágio, a doença pode ser causada por diversos tipos de vírus. Dessa forma, é possível infectar-se com outra variedade, para a qual o corpo não desenvolveu resistência.

Já no caso da catapora, o que vai diferenciá-la da mão-pé-boca é que normalmente na catapora as bolhas se espalham por todo o corpo, enquanto na DMPB elas preferencialmente atingem as áreas da mão, pé e boca.

O tratamento é sintomático, ou seja, visa combater os sintomas da infecção. O pediatra é quem definirá os medicamentos a serem administrados – que poderão ser mais fortes ou mais fracos, dependendo da dor, do número e do tamanho das lesões – e antitérmicos para que a febre seja controlada.

O QUE É A ESTOMATITE INFANTIL? A estomatite é qualquer infecção da mucosa bucal e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, etc. Os sintomas costumam ser as aftas na boca, língua, garganta e gengiva com coloração cinza, amarela no meio e bastante vermelha por fora.

As causas do impetigo estão relacionadas ao contágio por diferentes tipos de bactérias, que podem se infiltrar na pele por meio da picada de insetos ou mesmo de traumas, como arranhões. O impetigo, no geral, é causado por dois grupos de bactérias: Staphylococcus aureus e o Streptococcus do grupo A.

As opções de tratamento incluem os medicamentos valaciclovir, aciclovir e fanciclovir. A pomada deve ser aplicada no primeiro sinal de lesão. Depois que as bolhas surgem, o medicamento não ajuda muito.