Como o leite é transformado em manteiga?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A manteiga é o produto obtido a partir da batedura do creme do leite (nata), fermentado ou não, o que provoca aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação, de fase líquida, denominada leitelho.

A manteiga é um produto derivado do leite, que é obtido a partir da batedura do creme do leite (nata) fermentado ou não, que faz com que haja aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação de uma fase liquida denominada leitelho. A gordura é o principal componente da manteiga.

As etapas da fabricação de manteiga incluem os seguintes processos: obtenção do creme; padronização do creme; neutralização; pasteurização do creme; maturação física e maturação biológica (opcional); bateção; remoção do leitelho (desleitagem); lavagem; salga (opcional); malaxagem; e embalagem e armazenamento.

Passo a passo para fazer sua própria manteiga em casa!
Você vai precisar de leite apenas. Separe 2 litros e vamos começar: Em uma panela grande, coloque os 2 litros de leite e leve à geladeira por 12 horas.

Em algum momento, é possível que um criador de animais tenha esquecido um balde de leite por bastante tempo — tempo o suficiente para que uma nata fosse formada sob o produto. Batendo essa nata, obteve-se então uma pasta de textura cremosa e bastante apetitosa, que hoje conhecemos como manteiga.

A manteiga também possui minerais e ácido láurico, que ajudam o organismo a se prevenir contra infecções fúngicas. Além disso, ela é rica em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os danos celulares e contribui para fortalecer o sistema imunológico.

A manteiga é de origem animal, derivada da nata do leite, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, como de milho ou girassol.

Obtenção do creme de leite - A separação da gordura é feita aproveitando-se a diferença de densidade entre a matéria gorda e os demais componentes do leite. Atualmente, esta operação, chamada desnatamento, é realizada com o auxílio de centrífugas.

A margarina é um produto industrializado, feito a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, um processo químico em que o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, tornando-se gordura, a chamada gordura hidrogenada. Seu sabor e textura são muito similares aos da manteiga, mas são produtos distintos.

O fermento lácteo tem a função de dar sabor, aroma e textura ao queijo, e para isso existem diversas mistura de bactérias liofilizadas o que faz com que existam diversos tipos de fermentos lácteos, tanto para queijos quanto para bebidas, e em alguns caso utiliza-se até mais de um tipo de fermento para chegar ao um ...

Fisicoquimicamente a nata é uma emulsão de gordura em água na qual os glóbulos graxos mantêm-se intactos. A riqueza em gordura pode variar de 12 a 60 % segundo a forma de desnate, mas o conteúdo de gordura mais frequente é de 35%. Para cada 10 litros de leite se obtém em torno de 1 litro de nata (Ordóñez; 2005).

→ São necessários cerca de 553 litros de água para cada quilo de manteiga produzido. → Para produzir 1 kg de porco, são necessários 5.988 litros de água. → Para a produção de 1 kg de pão, são utilizados cerca de 1608 litros de água.

10 litros

Quanto leite é preciso para fazer um queijo
Para a fabricação de um queijo de mais ou menos um quilo, são necessários em média 10 litros de leite de vaca; lembrando que aqui estamos falando da produção do queijo Minas.

A origem desse alimento não é totalmente comprovada. No entanto, historiadores afirmam que a manteiga surgiu no período da pré-história, quando os humanos começaram a domesticar e criar animais como vacas, cabras e ovelhas para consumo tanto da carne, quanto do leite.

Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga com menos gordura (80% ou mais), mais acidez que a extra (8 ou menos), pode levar mais sal que a extra (2,5% ou menos). Essa manteiga pode receber a adição de algum corante natural, como o urucum (colorau).