Porque a manteiga fica dura na geladeira?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Por ser rico em gorduras saturadas, a manteiga tende a solidificar-se em temperaturas mais baixas em razão de seu arranjo próximo ao linear.

Tudo que você tem que fazer é adquirir uma manteigueira francesa! Isso mesmo, com ela você consegue deixar a manteiga do lado de fora da geladeira, sempre fresquinha e molinha para passar no pão.

A margarina é feita a base de gordura e a manteiga é a base de nata do leite, por isso a manteiga endurece mais do que a margarina.

Para evitar a oxidação, Alfaro aconselha guardar a manteiga em uma manteigueira opaca, para abrandar a iluminação do ambiente, e com tampa, para evitar a circulação de oxigênio.

Se você adora manteiga, já deve ter passado pelo drama de encontrá-la muito dura na hora de utilizá-la. O correto é manter a manteiga dentro da geladeira para impedir a proliferação de bactérias, mas isso acaba deixando o alimento com uma textura mais durinha.

É possível reconhecer a qualidade de uma manteiga prestando atenção em algumas de suas características. Confira: ela deve ser firme e consistente quando refrigerada e pastosa em uma temperatura de 20ºC; sua textura ideal é lisa e uniforme (sem irregularidades);

Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo.

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.

quatro meses

A manteiga pasteurizada pode ser armazenada no congelador por seis meses, na geladeira por cerca de quatro meses, e após aberta deve ser consumida em até três semanas.

A manteiga pode ser facilmente congelada, quer seja uma barra inteira ou meia porção com a embalagem original, e inclusive em pequenas porções. Normalmente, são recomendadas porções de 125 gramas, principalmente se for usada para fazer bolos ou bolachas.

O produto apresenta uma curta vida-de-prateleira face à oxidação lipídica que o torna inadequado para consumo após 60 dias, a partir da data de fabricação.