Como o gelo age na dor?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

O gelo pode agravar espasmos musculares e pontos de gatilho, frequentemente presentes em dores nas costas (lombalgia e cervicalgia). Essas dores, causadas por contrações e tensões, são facilmente confundidas com inflamação.

“A imersão em gelo para os atletas faz parte do processo que chamamos de recovery, que é a recuperação após o exercício. Ela contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e anti-inflamatório. Desta forma, o atleta pode prevenir possíveis dores e lesões”, fala Natália.

Usar uma compressa de gelo pode ajudar em diversos casos como traumas nos membros inferiores, entorses, dores no joelhos e nos tornozelos. O gelo em contato com a pele diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajudando a desinchar o local. Ele ainda tem potente efeito analgésico.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura. Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo.

O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

A crioterapia é uma técnica terapêutica muito utilizada por pessoas que buscam melhorar a saúde mental, aumentar a performance em atividades esportivas, tratar e prevenir lesões, entre outros benefícios.

A temperatura alta atua relaxando os músculos e facilita a circulação através da vasodilatação, o que acalma e diminui a dor, além de aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células.

Como funciona:
O Gelol atua promovendo analgesia (redução da dor) e hiperemia (aumento da quantidade de sangue na superfície do local afetado) da pele, no local em que é aplicado. Além disso, traz uma leve anestesia local, que é causada pela sensação de frio que só o Gelol consegue fazer.

A bolsa com gelo é recomendada para dores provenientes de um trauma agudo, como um encontrão ou uma pancada durante uma partida de futebol, por exemplo. São acidentes que acontecem em esportes com muito contato físico, como o futebol, o basquete e o handball. O gelo ajuda a evitar que o processo inflamatório cresça.