Como o design afeta a nossa vida?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Design nos encoraja a explorar e experimentar, é um processo que faz parte da espécie humana. Trata-se de criar uma experiência positiva para os usuários em todos os pontos de contato e em todas as interações. O design influencia o que pensamos, o modo como nos sentimos e as decisões que tomamos.

O design ainda é muito associado à estética de produtos, mas sua função transcende este ponto. O design é uma disciplina transversal a qualquer setor econômico e permeia de pequenas a grandes empresas, pois utiliza como premissa promover o bem-estar na vida das pessoas através da experiência.

"O design é um catalisador de mudanças… uma disciplina que aproveita a criatividade para imaginar, inovar e inspirar. Para nosso mundo e para nossas vidas, abre novas portas para experiência e possibilidade."

Resumindo, o design não é só estético mas uma ferramenta que pode nos ajudar a criar, projetar e ver novas possibilidades - não somente pro momento que estamos vivendo - mas em tudo.

A Importância das Artes Visuais e do Design
Ela nos permite explorar diferentes perspectivas, contar histórias e transmitir emoções. O design, por sua vez, está presente em quase todos os aspectos do nosso cotidiano, desde a embalagem de produtos até a interface dos aplicativos em nossos smartphones.

O design define o tom da marca e, por isso, evoca sentimentos nos clientes. A personalidade visual é primordial para comunicar corretamente a mensagem e os objetivos da empresa.

Através de elementos visuais atraentes, como embalagens elaboradas ou websites intuitivos, as empresas podem criar uma imagem positiva em seus clientes e aumentar as chances de conversões e vendas. reforço da identidade da marca: O design desempenha um papel crucial na construção e manutenção da identidade da marca.

Com o design podemos, inclusive, construir o futuro em que queremos viver. O design não apenas cria o tangível, mas principalmente e mais importante, é capaz de criar (quase) tudo aquilo que não podemos tocar, mas que nos impacta diariamente, as coisas invisíveis.

Ao criar soluções visuais, o designer busca ir além do óbvio, explorando diferentes estilos contemporâneos para criar algo autêntico e emocionalmente impactante.

Ele compreende os conceitos artísticos e funcionais, projeta e idealiza um objeto utilitário com fins definidos. É também o profissional que monta e ilustra peças de comunicação visual vistas em propagandas, comunicados, material interno e externo, fachadas, adesivagem e outros tipos de expressões visuais.

5 benefícios do design para melhorar a sua empresa

  • Um bom design dá credibilidade à sua marca.
  • Chama a atenção do público.
  • Ajuda a sua marca a se posicionar da forma que deseja. ...
  • Ajuda a reduzir custos. ...
  • Melhora o funcionamento interno da sua empresa.

O Design Inclusivo visa desenvolver produtos e serviços que atendam diversas necessidades que as pessoas com deficiência permanente ou temporária possam apresentar, fazendo com que a experiência de utilização do produto ou serviço seja equivalente a de pessoas que não têm deficiência.

1) Diferenciam a imagem de uma empresa, tornando-a destaque diante de seu concorrente. 2) Transmitam valor, dando mais qualidade ao seu produto ou serviço. 3) Otimizem custos, gerando maior lucro ao seu negócio. 4) Organizam melhor as informações, atraindo o consumidor com mais eficiência.

Ao se apropriar do conhecimento em arte, os designers podem melhorar sua prática, adquirindo uma compreensão mais profunda do processo criativo, dos aspectos estéticos e formais, e da relação entre arte e sociedade. Ou seja, o design pode usar elementos artísticos, mas seu foco está em atender uma demanda objetiva.

A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.