Como o corpo expulsa o DIU?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

É comum acontecer o deslocamento nos primeiros quatro meses de uso devido ao tempo de adaptação do corpo. Também pode ocorrer durante a menstruação devido às contrações uterinas fazendo com que o DIU se mova para uma posição diferente.

O índice cumulativo de expulsão em 5 anos para o DIU de cobre é 6,7%. Fatores de risco para expulsão incluem inserção imediatamente pós-parto, nuliparidade (pacientes que não tem filhos) e expulsão prévia de DIU. Uma mulher que expulsou um DIU tem uma chance de 30% de expulsá-lo novamente.

Esta não é uma situação comum, mas eventualmente o DIU pode se deslocar ou sair sozinho. Fique atenta se o fluxo menstrual aumentar além do que você estiver acostumada, e se sentir cólicas não habituais. Nestes casos é melhor utilizar camisinha até uma avaliação por um profissional de saúde.

Passamos o espéculo vaginal e retiramos o DIU pelo fio que é deixado para fora da cavidade uterina durante o processo de inserção. Pode ser que, durante esse processo, seja sentido uma leve dor ou desconforto. Além disso, é possível que haja um pequeno sangramento após a retirada.

"Deve ser feito em um consultório e por um profissional especializado", ressalta. Saiba mais.

Sexo intenso não vai desalojá-lo
Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente.

A rejeição pode acontecer porque o DIU é um corpo estranho dentro do útero. Quando ela ocorre, o próprio corpo começa a expulsar o dispositivo e ele acaba saindo do lugar até ser completamente eliminado pela vagina.

Não. Nem você nem o seu parceiro devem sentir o DIU. Se você sentir, fale com seu médico, porque o DIU está fora de lugar. Entretanto, você será capaz de sentir os fios aderidos na ponta do DIU se você colocar o dedo na vagina.

Segundo a literatura há duas formas de perfuração uterina após colocação de DIU: aquela durante a inserção, que é a mais comum, com incidência de 1 a cada mil casos; e a tardia, com migração do DIU através da parede uterina tempos após a colocação, ocorrendo 1 caso a cada 350 a 2.500 inserções (COELHO, 2003).

A não visualização do fio não é um problema. Vai exigir que você faça o ultrassom anualmente para verificar o correto posicionamento do DIU. A retirada do DIU pode ser mais difícil mas pode ser realizada no consultório com material adequado. Isso pode acontecer novamente se um novo DIU for colocado.

Quanto tempo depois de retirar o DIU posso engravidar? O DIU não interfere permanentemente na fertilidade. Assim que o DIU de cobre ou DIU de prata é retirado, a mulher volta a poder engravidar. A mulher pode levar até três meses para retornar a menstruar normalmente e engravidar após a retirada do DIU hormonal.

O DIU hormonal pode provocar mudanças no padrão de sangramento menstrual, como escapes (sangramento discreto e escuro), sangramento irregular ou amenorreia (interrupção da menstruação), dor de cabeça, dor nas mamas, e aumento da oleosidade da pele.

Pode ser feita a qualquer momento durante o ciclo menstrual.