Quanto tempo dura a anestesia do DIU?

Perguntado por: lbaptista3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A sedação é um procedimento realizado por um médico anestesista. Ela consiste em aplicar medicações na veia que irão deixar a paciente dormindo, sem sentir nenhum tipo de dor ou desconforto. Estes efeitos são temporários e logo após algumas horas, a paciente está liberada para alta.

O DIU é colocado em consultório geralmente com anestesia local ou em centro cirúrgico com sedação e dura em média 15 a 20 minutos.

Para inserção do DIU, utiliza-se do recurso da anestesia endovenosa de metabolismo rápido (sedação), com isso a paciente não sente dor e é liberada em poucos minutos.

Logo após a colocação do DIU de Cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal (a menos que para o seu caso em específico seu ginecologista recomende algum ponto em especial);

Colocar o DIU dói? Não, já que o procedimento pode ser realizado com anestesia local, o que minimizaria qualquer possível dor ou desconforto. No dia seguinte à aplicação, é possível que você sinta algumas cólicas, mas isso também não é uma regra, já que muitas mulheres não sentem nenhum tipo de incômodo.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU. Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, mesmo após a colocação do dispositivo é imprescindível utilizar preservativo durante a relação sexual.

No consultório realizo duas anestesias diferentes para a inserção do DIU, a primeira com um creme anestésico tópico e a segunda com um bloqueio do colo uterino. Segundo uma publicação científica recente, esta é a forma mais eficiente na redução da dor na inserção do dispositivo intrauterino.

—A maioria das mulheres tolera muito bem a inserção, embora possam surgir cólicas moderadas. Portanto, tomar ibuprofeno ou paracetamol uma hora antes da inserção pode ajudar — explica Margaret Boozer, professora do departamento de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Alabama.

Caso a anestesia seja local, o medicamento anestésico será injetado no colo do útero e o tecido em formato de cone será retirado. A conclusão da cirurgia é feita com a sutura da parte que foi cortada ou com o uso de um dispositivo de cauterização, que sela os vasos sanguíneos com uma corrente elétrica.

Não é necessário fazer repouso, nem alterar a rotina após a inserção. Desde que realizada por um profissional, a inserção do DIU é simples e segura.

Sintomas que indicam deslocamento do DIU
Dor Pélvica ou Abdominal: Um desconforto na região pélvica que não passa pode ser um sinal de que o DIU saiu do lugar.

Na maioria das vezes, [o parceiro] não sente, mas às vezes pode acontecer”, afirma ela, ressaltando que a necessidade de fazer alguma modificação no dispositivo fica a critério do quão incômoda é esta questão para a mulher ou o casal.

Sim, o DIU aumenta o fluxo menstrual, especialmente nos primeiros meses. Também pode provocar cólicas, já que no início ocorre um período de adaptação do organismo ao DIU. O DIU é um corpo estranho, é algo diferente do corpo da mulher, então isso pode ocorrer nos primeiros meses.

Não é regra, mas é preferível que seja colocado durante o período menstrual porque é quando o colo do útero está mais dilatado e quando há menor probabilidade de engravidar.

Como é feita a sedação? O sedativo pode ser por via oral, intramuscular, endovenoso ou via inalatória. No caso da técnica de sedação via oral, o paciente recebe um comprimido ou líquido (em caso de crianças). A via intramuscular é feita através de uma injeção normalmente no músculo do glúteo.