Qual o melhor momento para colocar o DIU?
O DIU pode ser colocado em qualquer período do ciclo, mas o momento ideal é durante a menstruação – que é quando o colo uterino está mais dilatado. Também costuma ser muito solicitado após o parto, onde há chance de uma nova gravidez de risco.
Qual o melhor período para colocar o DIU
O período menstrual tem sido uma das épocas preferidas para a colocação do dispositivo intrauterino principalmente porque é uma maneira prática de se descartar possibilidade de uma gravidez. Além disso, é o período em que o canal cervical está um pouco mais dilatado, facilitando a introdução do aplicador e do DIU.
É possível colocar o DIU sem estar menstruada
A colocação
A mulher deve preferencialmente estar menstruada quando da colocação do DIU, pois o orifício do colo do útero fica mais aberto durante a menstruação, o que facilita o acesso ao interior do órgão.
O que devo saber antes de colocar o DIU
Antes de colocar o DIU, a primeira providência que a paciente deve tomar é se consultar com um ginecologista, pois somente esse especialista poderá avaliar se ela tem condições ou não para usar esse método. Aliás, esse mesmo médico poderá solicitar alguns exames para constatar possíveis contraindicações.
Tem que ficar de repouso depois de colocar DIU
Logo após a colocação do DIU de Cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal (a menos que para o seu caso em específico seu ginecologista recomende algum ponto em especial);
Quanto tempo depois de colocar o DIU pode ter relação
Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU. Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, mesmo após a colocação do dispositivo é imprescindível utilizar preservativo durante a relação sexual.
Quanto tempo o DIU começa a fazer efeito
Para as mulheres que escolhem o DIU hormonal, é importante ressaltar que o efeito só é imediato se o procedimento acontecer nos primeiros 7 dias de menstruação. Se não for o caso, não dá para abrir mão do preservativo nesse período. No caso do DIU não hormonal, o efeito começa logo após a introdução.
O que não pode fazer depois de colocar o DIU
Relações sexuais devem ser evitadas nas primeiras 24 horas após a inserção do DIU. Uma visita ao ginecologista e uma ultrassonografia devem ser realizadas entre 4 a 12 semanas após a inserção do DIU. Visitas a cada 6 meses ao ginecologista devem ser feitas para avaliar o DIU.
Quem tem DIU pode usar absorvente interno
Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU de Cobre. Isso porque o DIU de Cobre se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles.
Porque colocar DIU dói
Colocar o DIU dói? Não, já que o procedimento pode ser realizado com anestesia local, o que minimizaria qualquer possível dor ou desconforto. No dia seguinte à aplicação, é possível que você sinta algumas cólicas, mas isso também não é uma regra, já que muitas mulheres não sentem nenhum tipo de incômodo.