Como malandro age?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os malandros são entidades muito justas e que jamais toleram mentiras. Se alguém os tenta enganar, pode se preparar para ser desmascarado à frente de todos. Gostam de se vestir de forma elegante, estar sempre com seu cigarro, com camisas de seda ou listrada, seu chapéu panamá e seus sapatos brancos ou bicolor.

Os malandros têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...).

Significado de Malandro
Diz-se de quem é esperto, astuto; sagaz. Que é indolente; preguiçoso. Etimologia (origem da palavra malandro).

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Facebook. Quem já ouviu o ditado "Malandro é o gato" aí, rs? reposição de energia.

Oferendas aos Malandros – Os malandros gostam de receber suas oferendas em encruzilhadas, morros de favela e pés de coqueiro. Apreciam rapadura, carne seca com abóbora, cocada, doce de abóbora, farofa de milho, fumo de rolo e cerveja branca gelada. Gosta também de diversas frutas frescas da estação.

Relações. Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

substantivo feminino Comportamento próprio de malandro, de quem gosta de viver de modo boêmio, sem trabalhar; malandrice. Ausência de atividade; falta de trabalho; vadiagem, ociosidade. Modo de vida de quem prefere agir irresponsavelmente, sem preocupações, buscando diversão.

Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (vantagens estas, muitas vezes, ilícitas). Por exemplo, utilizar-se de esperteza para não trabalhar. Caracteriza-se pela engenhosidade e sutileza.

Como quase todos os mestres, apoia-se num cajado ou bengala e usa o cachimbo, indispensável nesse ritual. Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

Zé Pelintra é Malandro, e sua falange foi introduzida na Umbanda a partir do Catimbó, culto praticado no Nordeste brasileiro que se apoia bastante na religião católica, apesar de guardar certas práticas pagãs. Dessa maneira, Zé Pelintra é um dos mestres desse culto. No entanto, poucos sabem, mas Ele teve vida na Terra.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.