Como são chamados os 3 evangelhos?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Com efeito, os três primeiros evangelhos: o de MATEUS- (Mt), MARCOS – (Mc) e LUCAS – (Lc).

Os seus autores foram os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Estes quatro evangelhos foram reconhecidos legitimamente pelo Cristianismo e adotados como os primeiros livros do Novo Testamento recebendo a designação de "Evangelhos Canônicos".

A palavra sinóticos usada para designar os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, vem da língua grega com o significado de sin = mesma; ótica olhar. Podemos num mesmo olhar ler o texto dos três evangelhos. Isto é podemos colocar os evangelhos em três colunas, e perceber as semelhanças ou diferenças do texto.

Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados de evangelhos, e cada um recebeu o nome de seu autor. A palavra evangelho significa “boas novas”.

(João 20:31) O evangelho de João é às vezes chamado de “evangelho do amor” porque João se refere muitas vezes ao amor de Deus em seu livro. Ele também salientou que Jesus era o Messias prometido.

Evangelhos canônicos são considerados os únicos escritos inspirados verdadeiramente por Deus. Estes quatro Evangelhos fazem parte de todos os catálogos antigos das Escrituras gregas cristãs, não existindo a menor dúvida quanto à sua legitimidade oucanonicidade.

Mateus apresenta Jesus como o novo Moises. Ligando Jesus com o texto do Antigo Testamento. Mateus abre o evangelho com a genealogia de Jesus, mostrando a ligação de Jesus com o povo de Deus do Antigo Testamento. Marcos segundo os autores reproduz a catequese de Pedro em Roma.

Hoje em dia, a Igreja Católica reconhece, como parte da tradição, os Evangelhos Apócrifos de Tiago, Mateus, o Livro da Natividade de Maria, o Evangelho de Pedro e os Arménio e Árabe da Infância de Jesus.

Os quatro evangelhos do Novo Testamento relatam a vida e a missão do Salvador. Cada evangelho foi originalmente escrito como um testemunho independente do Salvador. Quando examinamos melhor cada testemunho individualmente, podemos apreciar perspectivas distintas ressaltando verdades importantes sobre Jesus Cristo.

Por que João não é considerado um Evangelho Sinótico? O Evangelho de João não é contato entre os Sinóticos porque sua narrativa é bem diferente quando comparada aos outros três Evangelhos. Isso significa que a maioria dos acontecimentos registrados em João não aparece em Mateus, Marcos e Lucas.

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.

evangelho de Lucas

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.