Como Isaac Newton descobriu a gravidade universal?

Perguntado por: upires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Conforme os relatos históricos, Newton, ao observar uma maçã cair da árvore, concluiu que se a fruta e todos os outros corpos são atraídos para Terra sem que tenham qualquer velocidade inicial, a Terra deveria ter uma força de atração que os obrigassem a cair em sua direção.

Quando Newton realizou estudos sobre o movimento que a Lua descreve em volta da Terra, ele concluiu que a mesma força que atrai os objetos para a superfície da Terra é exercida pela Terra sobre a Lua, mantendo-a em órbita em torno da Terra. Newton, então, chamou essas forças de forças gravitacionais.

Segundo ela, “dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”. Com essa descoberta, Newton eliminou a dependência da ação divina e deu início à ciência moderna.

Foi Isaac Newton (1643-1727), um dos mais brilhantes cientistas quem sugeriu que uma força misteriosa, a força da gravidade, faz com que os objetos voltem para a Terra ao serem lançados para cima. Ele também afirmava ser essa mesma força a responsável em manter o movimento dos planetas e da Lua orbitando o Sol.

Em sua versão moderna, a lei da gravitação universal foi escrita pelo matemático Laplace (1749-1827), no século XVIII, na forma da equação: onde F representa o módulo da força gravitacional entre dois corpos de massa m1 e m2 separados pela distância d.

A história da maçã caindo sobre a cabeça do físico inglês Isaac Newton (1643-1727) pode não passar de uma lenda. Mas é consenso que a lei da gravitação universal, o princípio que explica por que as coisas caem, foi formulado por ele na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em 1687.

A Lei de Gravitação Universal enuncia que dois corpos se atraem por meio de forças, e sua intensidade é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

De acordo com Isaac Newton: “Dois corpos atraem-se por uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”

Através da sua descoberta da aceleração circular uniforme, conhecida como aceleração centrípeta, Newton concluiu que a gravitação terrestre segue o mesmo princípio da força centrífuga e da terceira lei de Kepler sobre o movimento dos planetas, deduziu que a força centrípeta da Lua ou de qualquer planeta deveria ...

Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

O enunciado da lei da gravitação universal diz o seguinte: Dois corpos atraem-se por uma força diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.

Assim, a lei da gravidade de Newton diz que a força entre duas massas, e essa é a força gravitacional, é igual à constante gravitacional "G", vezes a massa do primeiro objeto, vezes a massa do segundo objeto, dividido pela distância entre os dois objetos ao quadrado.