Como imprimir nota fiscal na impressora não fiscal?

Perguntado por: evasques2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para imprimir a NFC-e, você precisa:

  1. Informar a numeração da última NFC-e emitida, o código Token, CSC e um certificado digital integrado ao ERP;
  2. Inserir todas as informações tributárias no sistema;
  3. Fazer a emissão da NFC-e;
  4. Configurar a impressão no navegador;
  5. Ter uma impressora instalada no seu PC.

1 – Entrar no programa “Dispositivos e Impressoras”, 2 – Clicar com o Botão direito do mouse no ícone da impressora “Generic / Text Only”, 3 – navegue até a opção “Propriedades da Impressora”, Na tela que irá abrir vá até a aba de Segurança e aplique permissão para todos.

Dado que a impressora não fiscal não tem nenhuma exigência técnica, a ideia de transformar a impressora fiscal em não fiscal emerge no mercado. No entanto, analisando os aspectos técnicos e financeiros, não é viável para o varejista fazer essa adaptação nas impressoras.

Logo, a principal diferença entre impressora não fiscal e impressora fiscal é que a primeira não dispõe de memória fiscal e não possui o lacre de segurança, cujo uso deve ser fiscalizado.

Uma impressora não fiscal é a ferramenta usada para a impressão do Danfe NFC-e, cumprindo assim com a obrigatoriedade exigida pela legislação. Além disso, ela irá te auxiliar a desenvolver o atendimento aos clientes com mais agilidade e praticidade, sem falar em prevenir multas devido a não emissão da nota.

Toque a antena NFC do seu dispositivo móvel na etiqueta de NFC do seu produto novamente. A impressora e o dispositivo móvel se conectam. Observação: Se o dispositivo móvel e o produto desconectarem, tente imprimir um documento. O dispositivo móvel e o produto devem reconectar automaticamente.

Obrigatoriedade da impressão de nota fiscal é lei
De acordo com a Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a receber Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la.

A impressora comum; A impressora não fiscal térmica de 80mm e 40 colunas. Essa impressora consome muito menos papel e tinta que uma impressora convencional (A4) e possui um custo de manutenção muito menor. Os modelos mais utilizados por nossos clientes são das marcas Bematech, Daruma e Elgin.

Nesses casos, as Impressoras A4 são as mais indicadas para o seu comércio. Além disso, podem ajudar muito nas rotinas administrativas se contarem com função de cópia e scanner. Elas são obrigatórias para quem emite NF-e, mas você que emite NFC-e pode combinar o uso com uma impressora de bobina.

O cupom não fiscal se destaca como um documento comprobatório de venda que desempenha um papel importante nas transações de compra e venda, oferecendo benefícios tanto para consumidores quanto para estabelecimentos comerciais.

Alguns exemplos de documentos não fiscais: canhotos de cartão, recibos de aluguel quando vindo de pessoa física, recibos em geral, cupom não fiscal, duplicata, orçamento e planilhas.

O Emissor NFe Sebrae é para você que faz! Emita seus documentos fiscais de forma segura, ágil e gratuita. Sem burocracias e complicações na hora de emitir sua NFe. Sem necessidade de download.

Por tanto não tente reaproveitar o seu ECF, pois antes de cessar você não pode violá-lo, sob pena de multas altas. Assim como não pode violá-lo, também não pode esquecê-lo. Nesse caso, leve imediatamente seu ECF à uma empresa credenciada e faça o processo correto de cessação.