Como identificar O norte à noite?

Perguntado por: amachado9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Basta encontrar no céu, durante a noite, uma estrela chamada Polar que nunca sai do lugar. Essa estrela não nasce de um lado e nem se põe do outro, porque ela está bem na direção do eixo de rotação da Terra, sobre o Polo Norte.

À noite, quando o sol não é visto no céu, como podemos nos orientar pelos pontos cardeais? A orientação durante a noite é feita com a ajuda de outras estrelas. A constelação do Cruzeiro do Sul pode ser o nosso ponto de referência para a orientação durante a noite.

Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

Coloque uma pedra no fim da sombra.
A pedra vai marcar o ponto original da sombra. Isso é importante pois, com o passar do dia, a sombra vai mudar de lugar. Como o sol de move do leste para o oeste, a sombra vai se mover na direção oposta. Ou seja, o ponto original da sombra é o seu ponto mais ao oeste.

Uma forma de localizar o norte é usando o Sol e relógio. Coloque o relógio na horizontal de maneira que o ponteiro das horas esteja apontando para o sol. O Norte Verdadeiro está localizado em uma posição intermediária ao ponteiro das horas e as 12 h. Este método é muito aproximado.

O NASCENTE E O POENTE
-​NASCENTE​:O LADO EM QUE O SOL SURGE NO HORIZONTE PELA MANHÃ.. -​POENTE​:O LADO EM QUE O SOL SE PÕE NO FINAL DA TARDE. -O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.

Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).

A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre. A Terra é um ímã gigante, portanto, produz campo magnético.

Espera-se que tenham identificado que as sombras são formadas em direções opostas ao sol ou ao foco de luz e o mesmo acontece durante o dia, com o movimento do sol, quando as sombras se formam no sentido oposto ao foco de luz. Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui.

Na rosa-dos-ventos, eles compreendem um círculo e a distância entre os pontos cardeais são ângulos de 90º. O norte, como sendo o referencial, corresponde a 0º; o leste, a 90º; o sul, a 180º; o oeste, a 270º.

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.