Como higienizar a pitaya?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Não é necessário lavar a fruta e nem tomar nenhuma outra precaução. A pitaia é parecida com o kiwi, só que mais crocante e menos adocicada, e você pode saboreá-la crua, refrigerada ou em forma de vitamina.

Você pode comê-la crua, facinho assim! É só higienizar a casca, cortar ao meio e puxar a casca como uma pele que se soltará com facilidade da polpa. E a casca também pode ser consumida!

Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos. A única observação sobre este consumo é que o mesmo é indicado em receitas.

Pitaia (Hylocereus polyrhizus) armazenada à temperatura ambiente (25 ± 1 °C e 45 ± 5% UR) pode ser comercializada até o 12° dia, sem perdas na qualidade, momento em que apresenta também alta relação de SS/AT.

Cada uma delas com sua particularidade, de acordo com o professor: “A pitaia de casca vermelha e polpa branca e a vermelha de polpa vermelha possuem um mercado equilibrado entre si, contudo a de casca amarela e polpa branca pode apresentar tem o dobro do preço”.

A casca sai fácil na mão, mas você também pode comer a polpa da pitaia de colher. Não é necessário lavar a fruta e nem tomar nenhuma outra precaução. A pitaia é parecida com o kiwi, só que mais crocante e menos adocicada, e você pode saboreá-la crua, refrigerada ou em forma de vitamina.

Um ótimo agente para matar e eliminar bactérias, o vinagre é muito eficiente para a higienização correta de diversos alimentos, incluindo frutas, legumes, verduras e folhas.

câncer

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres.

Para manter os nutrientes, é aconselhável consumir a fruta em até uma semana. “Ingerir mais de 100 g por dia, muitas vezes, pode provocar um leve desarranjo, o ideal é comer meia pitaya ao dia”, finaliza Rosa.

Falso. A pitaia não cura a anemia em dois dias.

Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais.

Na geladeira, a fruta dura de dois a três dias. Deve ser guardada em potes fechados ou sacos vedados. Outra possibilidade é congelar a polpa por até três meses.

Coloque a fruta cortada em um recipiente fechado na geladeira. Se você já tiver cortado a pitaia e quiser guardá-la, remova a poupa da casca e coloque-a em um recipiente fechado ou em uma sacola de plástico. Remova o máximo de ar possível para manter a fruta fresca.

Por que a pitaya é tão caro? A fruta não é cultivada em terras brasileiras. Ou seja, ela costuma ser importada de países como o México ou outras regiões da América Central. Desta forma, o preço da pitaya é um pouco mais alto do que o das outras frutas, já que é um produto importado.

Como comer a fruta pitaya
A polpa da pitaya pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como saladas, sucos, vitaminas, geleiras, sorvetes e doces, por exemplo. Para comer a polpa da pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e, com a ajuda de uma colher, separar a polpa da casca.

Pitaya. Essa fruta exótica e que está muito na moda não é tóxica para os cães. Para ser oferecida ao cão, a pitaya deve ser descascada e oferecida somente a polpa. Por ser docinha, pode agradar à alguns cachorros.