Como hidratar pele com queimadura?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Outra forma de aliviar a sensação de dor é o uso de anestésicos tópicos, desde que indicados por um profissional qualificado. Qualquer outro produto caseiro, como creme dental, picão ou pó de café, por exemplo, não devem entrar em contato com a queimadura.

Vale lembrar que gelo ou outros produtos como manteiga ou óleo não devem ser utilizados no local, uma vez que também podem causar infecções. Além da água corrente, apenas pomadas ou hidratantes específicos para queimaduras podem ser utilizados.

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO
Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor.

Para minimizar o desconforto, faça compressas frias nas primeiras horas após o ocorrido. Você pode usar hidratantes na região para manter a pele bem hidratada. Tome analgésico, se necessário, e durante os próximos dias use filtro solar na região. As queimaduras de segundo grau geram bolhas e muita dor.

Como a pele está muito exposta devido à queimadura, o uso desses produtos pode agravar ainda mais a situação do paciente”, explicou a médica. Pomada, pasta d'água, borra de café, clara de ovo, manteiga, creme dental, entre outros artifícios devem ser evitados.

Pode-se utilizar a sulfadiazina de prata, alginato de prata, hidrogéis (aceleram a reparaçao tecidual da queimadura e aliviam a dor, pois fornecem um ambiente úmido que favorece a cicatrizaçao, além de promover um alívio da dor).

Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.

A lesão é seca, não produz bolhas e, geralmente, melhora no intervalo de três a seis dias, podendo descamar. Não deixa sequelas, porém, é a mais dolorosa.

Nesse caso, para proteger a região, faça um curativo sobre a pele com gaze e material estéril, trocando todos os dias, após o banho. Muito cuidado com os medicamentos que vai passar na ferida, pois ele pode ajudar ou prejudicar ainda mais a pele.

Terapia por pressão negativa. Popularmente conhecida como terapia a vácuo, a terapia por pressão negativa é um dos tratamentos de melhor custo-benefício para aceleração da cicatrização de feridas. A técnica consiste em aplicar dispositivos que visam criar uma sucção no leito da ferida para ajudar na cicatrização.

Babosa (Foto: Antonio Luiz / TG)
A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.

Nos casos de Queimaduras de Segundo Grau, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é muito indicada, pois alivia a dor e acelera a cicatrização da pele.

Queimaduras
Até mesmo em caso de queimaduras leves, como no caso de panelas quentes ou de forno ou ferro elétrico; o creme Nívea pode ajudar. Ele acalma a pele e ajuda a evitar que bolhas se formem no ferimento. Ele também é excelente na hora de refrescar a pele e acalmar a vermelhidão por queimaduras de sol.

A primeira medida ao tratar uma queimadura de 2° grau consiste em retirada de corpos estranhos, tecidos desvitalizados e limpeza da área com água e clorexidina degermante e realização de curativo oclusivo.

Cobrir a queimadura com um curativo úmido e estéril embebido em água ou soro fisiológico em temperatura ambiente. O curativo deve ser mantido fresco e úmido para fornecer alívio contínuo da dor.