Como funciona o SISU?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O que é e como funciona o Sisu? O Sisu é um programa de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos).

O SiSU é de graça? Sim! O estudante não precisa pagar nada para participar do sistema. O SiSU não se trata de uma prova, mas de um sistema gratuito para entrar em universidades públicas com a nota do Enem.

Quem pode se inscrever no Sisu/2023? Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2022 e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação, desde que não estejam na situação descrita no item 2 do Edital do Enem de 2022, que se refere ao estudante que faz o exame na condição de treineiro.

Por oferecer vagas para instituições públicas, o Sisu é um programa totalmente gratuito. Desde a inscrição até o curso da graduação, os aprovados por essa seletiva não precisam pagar nada ao programa e nem à universidade ou instituto. O Sisu também possui sistema de cotas.

O governo federal abre as inscrições para esses programas em uma sequência lógica, de forma que primeiro o estudante tente uma vaga na universidade pública (Sisu). Caso não consiga e cumpra os requisitos, pode tentar uma bolsa de estudos para faculdade privada (Prouni).

Caso seja aprovado na primeira ou segunda opção de curso, o candidato precisa fazer a matrícula dentro do prazo estipulado, senão perde a vaga. Já o participante que não for aprovado em nenhuma das duas opções pode fazer sua inscrição na lista de espera do Sisu.

Qual é a diferença entre o SiSU e o Enem? A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito a última prova do Enem, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro (aqueles candidatos que ainda não terminaram o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).

O sistema não exige uma nota mínima nas provas, basta ter nota superior a zero na redação.

Pois é, só pode fazer o Enem quem participou da última edição do Enem por pelo menos dois motivos: O Sisu exige o número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem para entrar no sistema. Quem não fez o Exame, ou tenta usar um número de inscrição de edições mais antigas, não consegue se inscrever.

É totalmente gratuito. O Sisu não cobra nenhuma taxa de inscrição.

SISU é um programa que organiza o acesso às faculdades públicas no Brasil; PROUNI é um programa que oferece bolsas a alunos de faculdades privadas; FIES é um modo de financiamento de mensalidades nas faculdades privadas, no qual o aluno deverá quitar a sua dívida, com juro zero, após a formatura.

A vantagem do ProUni é que você não precisa pagar nada ao Programa, mas se for alcançado com 50% de bolsa, então, deverá pagar 50% do valor da mensalidade na faculdade. No caso do FIES, o processo é similar, no entanto, ao concluir o curso o empréstimo deve ser quitado.

450 pontos

Qual é a relação entre o Prouni e o Enem? Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

Se você tem o ProUni e passou no Sisu, por exemplo, terá que cancelar a bolsa (como já falamos acima) ou abrir mão da vaga na universidade pública.

Funciona assim: se aprovado, o inscrito terá parte do valor da faculdade pago pelo programa e só precisará devolver os valores anos depois. É bastante semelhante a empréstimos feitos pelos bancos, só que por ser governamental, alcança aqueles com baixas condições financeiras.