Como funciona a Cultura Racional?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

A base da Cultura Racional, segundo os ensinamentos de Manoel a seus adeptos, é a leitura da obra “Universo em Desencanto”. Somente através da leitura dessa obra é que as pessoas poderiam obter a salvação.

A Cultura Racional é um movimento que se propõe um “contínuo” brasileiro da religião, filosofia e ciência, criada em 04 de outubro de 1935 pelo Pai Manoel Jacintho Coelho.

Racionais MC's é um grupo de rap paulistano formado pelo encontro das duplas de Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira, 1970) e Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador, 1970), os B.B. Boys, e de Edi Rock (Adivaldo Pereira Alves, 1970) e KL Jay (Kléber Geraldo Lelis Simões, 1969).

De acordo com o 'Universo em Desencanto', a única maneira dos humanos voltarem a seu planeta de origem, deixando para trás o estado animal em que vivem na Terra, seria a imunização racional. O processo consistiria em seguir os mandamentos descritos no livro. E foi o que Tim Maia fez.

Origem inspirada na doutrina espírita
A origem da Cultura Racional está diretamente ligada à condição social da época e da realidade em que estava inserido seu patrono Manoel Jacintho Coelho, então presidente da Tenda Espírita Francisco de Assis, na Rua Lopes da Cruz, no Méier, bairro da Zona Norte carioca.

Marcelo Gleiser

Novo livro de Marcelo Gleiser ataca teoria das supercordas e prega humildade aos cientistas. Para Marcelo Gleiser, 51, o Universo é repleto de imperfeições, nós somos raríssimos frutos do acaso, e a chance de existir vida em outros planetas é remotíssima.

O uso racional da energia consiste em utilizar a eletricidade de forma consciente.

Fundado em 1988, o grupo de rap Racionais MC's é considerado um dos mais influentes do país, com músicas que abordam temas como preconceito, desigualdade social, a realidade na periferia de São Paulo, entre outros.

À revista, KL Jay disse que o grupo é "uma carga muito forte" e que a rotina intensa "cansa espiritualmente". "Reunimos e falamos: 'Vamos cumprir aqui e depois descansar. Cada um faz seu corre individual e tá tudo certo. O Racionais trabalhou demais."

Podemos observar que a criação da Cultura Racional está fortemente ligada a uma empreitada profética 29 de Manoel, alicerçada em sua leitura das idéias sobre uma racionalização da Umbanda. A base da Cultura Racional, segundo os ensinamentos de Manoel a seus adeptos, é a leitura da obra “Universo em Desencanto”.

“Leia o livro Universo em Desencanto”: o que é a Cultura Racional? “É o conhecimento da origem do ser humano. De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno à sua origem.

No período, conhecido pelo clássicos discos Racional Volume 1 e Volume 2, Tim Maia se tornou adepto da seita Cultura Racional, sediada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que mistura a crença em disco voadores com a umbanda. Intenso como só ele conseguia ser, Tim Maia experimentou uma mudança de vida extrema.

"Que beleza é vir da pureza! E sem medo distinguir o mal e o bem..." Voltando a Tim Maia, "(...) sua origem, seu passado e seu futuro (...)" diz respeito a foco, metas, perseverança, e também a princípios e valores.

Trata-se de um movimento criado na década de 1930, na cidade do Rio de Janeiro por um ex pai de santo umbandista Manoel Jacintho Coelho. A Cultura Racional apesar de apresentar características do discurso religioso, não se assume como religião.