Como foi o final de Rute e Noemi?

Perguntado por: rribeiro9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Assim, com esse desfecho inesperado, a família de Noemi voltou a sentir alegria de viver. Rute e Boaz se casaram e tiveram um filho, chamado Obede. Este, foi motivo de alegria para seus pais e para a avó que, agora, reconhecia que a bondade de Deus está sempre presente. Obede foi pai de Jessé e avô do rei Davi.

Noemi e sua família foram morar em Moabe porque não havia comida suficiente na terra de Judá. Lá, o marido de Noemi morreu.

Noemi nos adverte para o fato de que se não nos valorizarmos e nos respeitarmos, não podemos esperar que os outros o façam. E Rute nos ensina a pensar comunitariamente e a agir com amizade verdadeira. Assim, um outro título possível para esta reflexão, inspirado no cancioneiro popular, seria “amigas para sempre”.

Nós devemos ser como Rute e Noemi, uma bênção na vida de alguém. E não com intenção de sermos notadas, nós devemos fazer isso para Glória de Deus. Até porque nós só levamos dessa vida o aprendizado de tudo que vivemos, todas as nossas coisas vão ficar.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Boaz, por outro lado, estava disposto a dar o passo altruísta de casar-se com Rute e garantir que ela tivesse segurança e bem-estar, assim como Noemi. Dessa e de outras formas, Boaz é como um protótipo do Salvador, que redimiu toda a humanidade sem pensar em benefício próprio.

A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história. Outro ensinamento precioso é: Vale a pena trabalhar duro!

Desde a morte de seu marido e dois filhos, Noemi também ficou viúva sem filhos. Ela não tinha família em que confiar em Moabe e já havia passado da idade marital. Noemi estava em uma situação desesperadora e lamentável e determinada a retornar ao seu país natal, Israel.

Malom apresenta a taberna para Quiliom. Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos se envolvem com jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel. Antes de partir, o filho primogênito de Noemi se desculpa com a esposa.

Elimeleque e seus filhos morreram em Moabe, deixando Noemi, Ruth e Orfa viúvas. Após receber notícias de que Deus voltou a trazer comida à terra de Judá, Noemi volta para Israel, mas aconselha suas noras à retornarem às casas de suas mães.

No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.