Como foi o encontro de Paulo de Tarso com Jesus?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 14 votos

No caminho teve um dos encontros mais inesperados de sua vida, onde também ouve a maior mudança de sua história. Ele iria prender aquele povo para poder silenciá-los. De repente uma fonte de luz vem de encontro aos seus olhos e o joga ao chão. Sem o que fazer ele interroga o que estava havendo com ele.

De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão. Depois, Saulo ouviu a voz de Jesus perguntando por que ele estava perseguindo os santos. Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções.

Paulo usou em Antioquia a mesma abordagem que tinha usado na maioria dos lugares por onde passara em sua primeira missão. Ao ler 13:14–52, responda às seguintes perguntas em seu caderno: Para onde Paulo foi quando quis ensinar o evangelho pela primeira vez em Antioquia?

A mando de Jesus, Ananias vai a seu encontro, prepara seu batismo, põe a mão em sua cabeça e no mesmo instante Saulo recobra a visão. Impressionado com o ocorrido, é batizado com o nome de Paulo e converte-se ao cristianismo.

Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã. Ali permaneceu 13 anos! Nada se sabe sobre esse período da vida dele.

Em meio a esta confusão surge uma voz que o interroga dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele perguntou: “Quem és, Senhor?” E a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo...”. (Atos 9:5).

Domingo, às 8h40, à conversa com a Dina Isabel e o António Freire, o Cónego Paulo Franco responde às questões que nos inquietam. Pe Paulo, apesar de ter sido um dos maiores divulgadores da mensagem de Cristo, São Paulo nunca conheceu de facto Jesus, pois não? Não viveu com ele e com os outros discípulos.

Depois de ter evangelizado Filipos, onde foi preso, seguiu para Tessalonica e Bereia. Porém, os judeus obrigaram-no a ir para Atenas, onde fez a sua pregação aos judeus na sinagoga e aos gentios na ágora.

O discurso de Paulo em Atenas se dá por volta do ano 50-52 d.C., no Areópago, onde Paulo percebe o temor supersticioso (deisidaimonia) dos gregos, pois encontrou na cidade imagens para todas as divindades, incluindo uma dedicada ao 'Deus desconhecido' (agnôstô Theô), o qual ele utiliza como argumento para seu discurso, ...

Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Conhecedor das filosofias e religiões gregas. Escrevia e falava em grego com a maior propriedade. Após sua conversão ao cristianismo faz uso de seu título de cidadão romano e de sua bagagem cultural para conduzir todos a Jesus. Até o fim de sua vida, Paulo se dedicou a levar o evangelho de Jesus a todos os pagãos.

Mais do que seguidor do cristianismo, tornou-se um protagonista da evangelização. Fundou comunidades, com as quais mantinha contato frequente por cartas, e sistematizou os ensinamentos de Jesus de forma a consolidar, além de uma doutrina, uma religião. "Não fosse Paulo, talvez hoje não conheceríamos Jesus.

A epilepsia retratada ao longo da história
A outra em Atos 22, 6-16, que descreve a conversão do apóstolo Paulo.

Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação.