Quem era Paulo antes de se converter a Cristo?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 6 votos

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época.

Biblicamente é conhecido como Apóstolo dos gentios. Ele é oriundo da diáspora, nascido e formado no mundo grego. Natural da cidade de Tarso de pais judeus, da tribo de Benjamim (At 23,6). Ele foi criado dentro das exigências da lei e das tradições paternas (Gl 1,14).

Tinha ele 28 anos: “Fui com o objetivo de ali prendê-los (os cristãos) e trazê-los acorrentados a Jerusalém, onde seriam castigados. Ora, estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma intensa luz do céu.

Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento da Bíblia. As informações sobre sua vida estão escritas no livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas que ele escreveu. Nasceu aí pelo ano 10 da nossa era, na cidade de Tarso, na Cilícia.

Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia. Recebeu dois nomes: Saulo (em hebreu) e Paulo (em romano). Seus pais eram judeus, mas gozavam dos privilégios da cidadania romana.

Faça como Paulo, quando Jesus o chamou ele não questionou de onde vinha, apenas queria saber quem era. Quem lhe falava. Hoje Cristo bate a porta do seu coração “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (Apocalipse 3,19).

Saulo é hebraico e Paulo é latino, Saulo no hebraico significa “desejado” e Paulo (do latim Paulus) significa “pequeno, menor”. Por causa do significado de Saulo e Paulo, alguns pregadores sugerem que o próprio Paulo tenha trocado de nome por causa de sua missão, considerando-se o menor.

Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação.

Ele defendia a liberdade que agora existia em função do sacrifício de Cristo: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.

De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero. Como ele era cidadão romano, não podia ser crucificado. É costume nas imagens religiosas que os mártires segurem o objeto com o qual foram mortos.

Mais do que seguidor do cristianismo, tornou-se um protagonista da evangelização. Fundou comunidades, com as quais mantinha contato frequente por cartas, e sistematizou os ensinamentos de Jesus de forma a consolidar, além de uma doutrina, uma religião. "Não fosse Paulo, talvez hoje não conheceríamos Jesus.

As acusações a Paulo afetavam todas as dimensões de sua vida e ministério. O primeiro nível de acusação atacava a vida cotidiana do apóstolo. Ele era, para esse grupo, alguém que andava com pessoas mundanas (10.2). Por isso, ele era alguém que não era de Cristo (10.7), ou seja, não era salvo, não era convertido.

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.