Como fica uma pessoa depois de um aneurisma?

Perguntado por: emoura8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Em alguns casos, se o sangramento for muito intenso, ele pode até ser fatal. Entre os sintomas mais comuns do aneurisma estão: dor de cabeça repentina, geralmente intensa, acompanhada ou não de vômitos, perda de consciência e perda da força em um dos lados do corpo.

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

A ruptura de um aneurisma é uma catástrofe intracraniana. O sangue entra no espaço subaracnóideo com uma pressão arterial, até que a pressão intracraniana se eleve a ponto de se igualar no local da ruptura e interrompa o sangramento, com a formação de trombo no local do sangramento.

Alguns casos podem ser conduzidos sem cirurgia, são aqueles aneurismas que nunca se romperam e que apresentam risco muito baixo de sangramento devido seu tamanho e localização .

Pacientes com aneurisma rompido permanecem na UTI por 14 a 21 dias e são monitorados quanto a sinais de vasoespasmo (um estreitamento de uma artéria que pode ocorrer de 3 a 14 dias após uma hemorragia cerebral). Os sinais de vasoespasmo incluem fraqueza nos braços ou nas pernas, confusão, sonolência ou inquietação.

Não fume; Reduza o consumo de álcool; Controle o estresse; Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

Recuperação pós-cirurgia
Dentro de uma semana, ele pode voltar para sua rotina normal, se todo procedimento correr bem.

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos. No tratamento dos aneurismas cerebrais, a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica.

Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

Esse é o aneurisma que afeta as artérias que fornecem sangue ao cérebro. Quando rompido, pode ser fatal em até 24 horas. A estimativa é que quatro a dez vítimas de aneurisma cerebral rompido vão a óbito; entre os sobreviventes, 66% sofrem alguma deficiência neurológica permanente.

Se você ou alguém que você conhece é portador de Aneurisma, pode ser elegível para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS). Essa condição pode afetar a saúde física e emocional, tornando difícil a realização de atividades laborais.

“O relato de que um aneurisma 'desapareceu' espontaneamente deve ser cuidadosamente analisado: é preciso ter acesso aos exames de quem faz essa afirmação, que chega a ser perigosa, pois, em geral, o aneurisma cerebral verdadeiro não regride espontaneamente”, afirma o neurocirurgião Dr.

Muitas pessoas podem conviver com um aneurisma estável, que não aumenta sua dilatação, e nunca saberem disso. Em outras casos, aneurismas diagnosticados com menos de 8mm de diâmetro precisam ser acompanhados.

A incidência do delírio pós-operatório (PO) está entre 10 e 55% entre pacientes recém-operados, sendo mais comum em cirurgias ortopédicas (post operative delirium). Essa incidência aumenta na população idosa (até 50% após um procedimento cirúrgico).

​ O tratamento do aneurisma é basicamente cirúrgico, dependendo do tamanho e da anatomia. Atualmente, técnicas minimamente invasivas, como o tratamento endovascular realizado por equipamentos de Hemodinâmica tornam os procedimentos mais seguros e com menor risco de complicações e sequelas.

Pode levar algumas semanas para que se recupere completamente de cirurgias menos invasivas e meses para recuperar-se de procedimentos maiores.