O que previne aneurisma cerebral?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como prevenir o Aneurisma Cerebral?

  • Mantenha um peso ideal;
  • Adote uma alimentação saudável.
  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Não fume;
  • Reduza o consumo de álcool;
  • Controle o estresse;
  • Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos. No tratamento dos aneurismas cerebrais, a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica.

Angioressonância Magnética (Angio RM)
Avalia com precisão o fluxo e morfologia dos grandes vasos intracranianos.

Como prevenir o Aneurisma Cerebral?

  1. Mantenha um peso ideal;
  2. Adote uma alimentação saudável.
  3. Faça exercícios físicos regulares;
  4. Não fume;
  5. Reduza o consumo de álcool;
  6. Controle o estresse;
  7. Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

Embora não seja possível evitar todos os fatores de risco de um aneurisma, comer de forma saudável, fazer exercícios regularmente, dormir bastante e evitar certos fatores desencadeantes, pode ajudar muito na forma de como prevenir aneurisma.

Nesses casos, o paciente pode sentir forte cefaleia acima e atrás dos olhos, dilatação de uma pupila e alterações visuais.

Dor acima e atrás do olho; Perda de consciência; Confusão; Fraqueza e/ou dormência.

Quando presentes, os sintomas de um aneurisma cerebral não rompido podem incluir: Dor de cabeça ou dor atrás ou acima do olho. Fraqueza ou dormência que afeta um lado do seu rosto. Visão turva ou dupla.

O médico elenca que os grupos de risco para os aneurismas são pessoas com parentes de primeiro grau com histórico da doença. “Além disso, mulheres têm mais chances de ter aneurisma após os 50 anos.

Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados ​​pela inflamação e pela degradação dos componentes de elastina na parede arterial, beber chá verde pode ser promissor para o tratamento”, explica o autor principal do estudo, Shuji Setozaki.

De acordo com os pesquisadores, foi verificado também que, no caso do café, o risco de rompimento praticamente dobra na hora subsequente à ingestão. Os especialistas, no entanto, afirmam que ainda não se pode dizer às pessoas que tenham aneurismas para parar de tomar café, por exemplo.

O exercício regular também diminui a taxa de crescimento dos aneurismas da aorta abdominal (AAA). Para ser efetivo, recomendam-se 150 minutos de atividade física por semana para adultos de 18 a 64 anos. A atividade pode ser uma combinação entre aeróbica de intensidade moderada e fortalecimento muscular.

Aneurisma da aorta abdominal
Dos aneurismas da aorta, é o tipo mais comum. Ocorre na parte da aorta que atravessa o abdômen.