Como fica o saco depois da cirurgia de vasectomia?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Durante a semana após a vasectomia, você pode sofrer alguns hematomas atrasados. O sangue de dentro do escroto pode vir à superfície e descolorir a pele. Essa marca azul arroxeada pode se espalhar e ficar mais escura, depois se dissipa gradualmente. Muitos homens também sofrem de inchaço.

Outro mito é que o testículo irá ficar inchado e dolorido por não eliminar os espermatozóides. No máximo, isso ocorrerá nos primeiros dias após a cirurgia e depois retornará ao normal. Também não irá atrofiar como alguns homens pensam.

Não há incisões ou suturas (apenas uma ou duas aberturas na pele ) e a cicatrização se dá espontaneamente. Este método resulta em menos desconforto no pós-operatório, com risco reduzido de sangramentos ou infecções . Não deixa cicatrizes visíveis e é tão efetivo quanto a vasectomia tradicional.

Vasectomia. Alguns pacientes após a cirurgia de vasectomia podem apresentar dor testicular devido ao acúmulo de espermatozoides no epidídimo sem que haja ejaculação dos mesmos. Com o tempo, os testículos param de produzir novos espermatozoides e o corpo absorve os já armazenados, havendo melhora progressiva do quadro.

Sugiro repouso relativo nos primeiros dois dias após o procedimento. Não é necessário permanecer deitado, mas, evitar esforços neste período, tornará extremamente confortáveis e fáceis os próximos dias. Você poderá voltar ao trabalho após 72 horas do procedimento, caso não execute tarefas fisicamente ativas.

De oito anos a 15, as chances de sucesso são 79%. Acima de 15 anos de procedimento, as chances ficam em 71%. A reversão da vasectomia é feita a partir de uma cirurgia minuciosa e delicada. Os ductos cortados durante a esterilização são religados.

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

É necessário realizar a tricotomia (depilação da região a ser operada). Você mesmo pode realizá-la em casa, com lâmina de barbear convencional. A área a ser depilada compreende toda a região genital, coxas e abdome (até umbigo).

Por exemplo, na avaliação do status após vasectomia, a análise do sêmen é recomendada após três meses do procedimento cirúrgico. Lembrando que em casos de recoleta por perdas parciais da amostra, deve-se atentar ao intervalo de abstinência preconizado para o teste laboratorial.

Quanto tempo demora para desinchar os testículos? O tempo para os testículos desincharem também é variável, de garoto para garoto. Mas, de um modo geral, o inchaço pode demorar até 30 dias para ser solucionado.

O banho pode ser no mesmo dia da vasectomia e com o sabonete de seu uso diário. Após a queda do ultimo ponto, que ocorre em 7 a 10 dias, o paciente já pode voltar à sua vida sexual normal. Voltando à vida sexual, nas primeiras 25/30 relações sexuais ainda pode haver espermatozóide remanescente com risco de gravidez.

Alguns homens relatam ter desconforto ou dor crônica no escroto ou nos tes- tículos que pode durar de 1 a 5 anos ou mais após a vasectomia. Nos estudos de maior porte, envolvendo milhares de homens, menos de 1% relatou dor no escroto ou nos testículos que precisasse ser tratada com cirurgia.

Sim. Existem dois principais caminhos para a obtenção da gravidez: reversão da cirurgia e punção testicular para uso em Fertilização in Vitro. O primeiro caminho é a reversão da vasectomia, principalmente para casos nos quais os homens fizeram a cirurgia de reversão há pouco tempo.

Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos. Todo homem pode realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, independente do tempo vasectomizado.