Pode tomar banho depois da vasectomia?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Você pode tomar banho começando na manhã seguinte ao procedimento. Depois do banho, volte a colocar o suporte escrotal ou substitua-o por uma cueca justa. Vista o suporte ou a cueca justa pelos próximos dois dias e pelos sete dias seguintes durante os esportes.

O banho pode ser no mesmo dia da vasectomia e com o sabonete de seu uso diário. Após a queda do ultimo ponto, que ocorre em 7 a 10 dias, o paciente já pode voltar à sua vida sexual normal. Voltando à vida sexual, nas primeiras 25/30 relações sexuais ainda pode haver espermatozóide remanescente com risco de gravidez.

Sugiro repouso relativo nos primeiros dois dias após o procedimento. Não é necessário permanecer deitado, mas, evitar esforços neste período, tornará extremamente confortáveis e fáceis os próximos dias. Você poderá voltar ao trabalho após 72 horas do procedimento, caso não execute tarefas fisicamente ativas.

É proibido o banho de imersão (banheira) nos primeiros 15 dias ou se houver área ainda em cicatrização.

Não se deve molhar o curativo até a manhã seguinte ao procedimento; Utilizar corretamente os medicamentos e pomadas indicadas pelo médico cirurgião; Evitar atividades físicas durante 40 dias pós-operatórios, devido ao risco de traumas e contusões na região da cirurgia.

É necessário também, usar uma cueca especial, durante 1 semana (saqueira). Ao chegar em casa colocar gelo enrolado em uma toalha sobre o saco durante 20 minutos a cada hora até dormir.

Após uma cirurgia de vasectomia pode haver dor ou desconforto pelo acúmulo de espermatozóides sem a ejaculação, mas é uma situação passageira.

Alguns homens relatam ter desconforto ou dor crônica no escroto ou nos tes- tículos que pode durar de 1 a 5 anos ou mais após a vasectomia. Nos estudos de maior porte, envolvendo milhares de homens, menos de 1% relatou dor no escroto ou nos testículos que precisasse ser tratada com cirurgia.

Após o procedimento, é feito um curativo especial (impermeável) que é mantido, geralmente, por 48h. Após esse tempo ele é retirado e inicia-se o cuidado diário, lavando com água e sabonete comum, mantendo a área genital o mais limpa possível e oriento fazer um curativo simples (micropore) por cerca de 7 dias.

É necessário realizar a tricotomia (depilação da região a ser operada). Você mesmo pode realizá-la em casa, com lâmina de barbear convencional. A área a ser depilada compreende toda a região genital, coxas e abdome (até umbigo).

Na hora do banho recomenda-se que você envolva a região com o curativo em um plástico filme e tome banho normalmente. Se cair um pouco de água sobre o curativo sem problema, mas o ideal é que ele não fique encharcado ou receba água diretamente.

Estudos indicaram que a regra das 48 horas faz pouca diferença. Lavar uma ferida suturada com água e sabonete – ou simplesmente molhá-la e ponto – nas primeiras 12 horas não representou um problema.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Prefira banhos mornos
Banhos muito quentes, que transformam o banheiro em uma sauna, não são adequados para o pós-operatório. O vapor da água quente pode piorar o edema na pele, além de causar tonturas e queda de pressão.