Como se depilar para vasectomia?

Perguntado por: ipinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

É necessário realizar a tricotomia (depilação da região a ser operada). Você mesmo pode realizá-la em casa, com lâmina de barbear convencional. A área a ser depilada compreende toda a região genital, coxas e abdome (até umbigo).

Orientações para aqueles que vão fazer a Vasectomia: Fazer tricotomia (raspar os pêlos) do escroto, principalmente na área entre os testículos e a base do pênis, local onde normalmente fica a incisão.

Preparação para a vasectomia
No pré-operatório também é exigida a higienização e raspagem da região pélvica. Após a primeira consulta, o paciente precisa aguardar 60 dias até a cirurgia, prazo estipulado de acordo com a norma do Conselho Federal de Medicina.

O primeiro passo é buscar um urologista. Durante a consulta, é feita uma entrevista e o especialista passa todas as orientações ao paciente. Caso ele nunca tenha feito algum procedimento anterior, o médico deve pedir um coagulograma — conjunto de exames para detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.

O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Para os pacientes que vão fazer a vasectomia pelo Plano de Saúde, é importante conferir a validade da autorização. É importante também levar a autorização da vasectomia no dia da cirurgia. A autorização da vasectomia não pode está com a data vencida.

De oito anos a 15, as chances de sucesso são 79%. Acima de 15 anos de procedimento, as chances ficam em 71%. A reversão da vasectomia é feita a partir de uma cirurgia minuciosa e delicada. Os ductos cortados durante a esterilização são religados.

É importante salientar a individualidade de cada paciente e a qualidade do seu pós-operatório, mas em geral, após a vasectomia é viável voltar a uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias.

Sugiro repouso relativo nos primeiros dois dias após o procedimento. Não é necessário permanecer deitado, mas, evitar esforços neste período, tornará extremamente confortáveis e fáceis os próximos dias. Você poderá voltar ao trabalho após 72 horas do procedimento, caso não execute tarefas fisicamente ativas.

Não é necessária a internação, a vasectomia é um procedimento cirúrgico ambulatorial. É preciso de um jejum de 8 horas antes da cirurgia e durante a mesma, os pelos da região serão diminuídos.

Durante a semana após a vasectomia, você pode sofrer alguns hematomas atrasados. O sangue de dentro do escroto pode vir à superfície e descolorir a pele.

A anestesia para vasectomia consiste na aplicação de anestésico local na região testicular, mais especificamente no ducto deferente, aquela estrutura que vai ser cortada, tanto do lado direito, quanto do esquerdo.