Como fica o colo do útero quando está aberto?

Perguntado por: ialencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Durante o período fértil, o colo do útero tende a ficar mais alto, mais macio e com a abertura maior. Essa mudança acontece para facilitar a fecundação. Ele também fica mais úmido, devido à produção do muco cervical. Esse muco, que lembra uma clara de ovo, ajuda na sobrevivência e na locomoção dos espermatozoides.

Normalmente, durante a gestação o colo do útero fica duro, firme e bem tampado pelo muco, de forma a proteger o desenvolvimento fetal e impossibilitar a saída do bebê3. Quando ocorrem alterações é possível haver um aborto, por isso é extremamente importante notificar o obstetra diante de estanhos sintomas.

Como fica o útero com 4 semanas de gravidez? Com 4 semanas de gravidez ainda não há nenhuma alteração no útero, já que o embrião ainda é muito pequeno e não ocupa nenhum espaço.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Quando o colo do útero se abre e fica mais macio, é quando entramos em nosso ciclo menstrual. Algumas pessoas também notam que ele fica mais baixo nesse período. Ele também pode estar aberto em fase de ovulação ou no final da gestação.

Em cada momento do seu ciclo você pode encontrar um aspecto diferente dessa estrutura: no período fértil ou durante a menstruação, a pele é mais macia. Já em outros períodos e, principalmente, na gravidez, o colo do útero fica mais firme, com a sensação semelhante de estar tocando a ponta do nariz.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

Quando chega a menstruação, o colo do útero passa por mais uma alteração. Dessa vez, ele se torna mais baixo, enquanto a abertura do canal cervical pode ficar mais ampla.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

Antes do atraso menstrual, é possível que surjam alguns sintomas que podem indicar gravidez, como dor nas mamas, cansaço excessivo e cólicas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de gravidez antes do atraso e quando fazer o exame de gravidez.

A entrada do colo do útero tem aspecto de covinhas, que quando fechado, fica mais estreita com uma espécie de pregas ao redor. Quando aberta, ela fica maior e mais lisa. No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias.

Durante o período fértil, o colo do útero tende a ficar mais alto, mais macio e com a abertura maior. Essa mudança acontece para facilitar a fecundação. Ele também fica mais úmido, devido à produção do muco cervical. Esse muco, que lembra uma clara de ovo, ajuda na sobrevivência e na locomoção dos espermatozoides.

Como fica o útero nos primeiros dias de gravidez? Nos primeiros dias de gravidez, o útero e todo o corpo feminino começa a sofrer alterações devido ao aumento de progesterona. Essas alterações podem causar dor abdominal e cólicas e são perfeitamente normais, não se assuste.

Quando a mulher engravida, o colo do útero passa por algumas mudanças em seu tamanho, textura e coloração; tende a ficar maior, mais macio e arroxeado. Tais mudanças ocorrem por causa do aumento da vascularização no local, pela hipertrofia e hiperplasia das glândulas cervicais e pelo edema do colo uterino.