Como fica a barriga de uma pessoa que tem mioma?

Perguntado por: lapolinario3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.

Mioma pode fazer a barriga aumentar: “sensação de inchaço”? Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.

Os miomas podem se desenvolver em qualquer parte do útero: na região mais externa, sendo assim chamados de miomas subserosos, no meio da parede do útero, que são os intramurais, e aqueles que se desenvolvem na parte mais central, próximo ao endométrio, que é a região do útero que os embriões se fixam, e, quando estão ...

Mioma não engorda ou causa inchaço.

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen.

Sintomas: A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Então para deixar esse assunto bem claro: Mioma uterino não engorda, nem causa inchaço e também não faz a mulher ganhar peso. Lembre-se de que os miomas são tumores benignos formados no útero por tecido muscular e fibroso e eles causam sintomas em apenas 20% dos casos.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios.

Os sintomas do mioma podem ser confundidos com outro problema? Sim. O mioma pode ser confundido com tumores ovarianos, massas intestinais e gravidez.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Caso a mulher apresente sintomas como mau cheiro na vagina, corrimento vaginal e sangramento muito intenso, de cor vermelho vivo, deve entrar em contato imediatamente com o seu médico. O risco de recidiva do mioma uterino é de cerca de 20 a 30%, dependendo da localização, do número e tamanho do mioma.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.