Como fazer uma denuncia anonima?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população.

As ligações telefônicas efetuadas para o Disque Denúncia 181 não tem custo para o denunciante. O serviço atende de forma ininterrupta e sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa se identificar.

Ao receber a denúncia anônima, a autoridade policial terá que se convencer, primeiro, da veracidade dos fatos narrados e isso é feito por meio das investigações preliminares que deverão ser realizadas antes da abertura do inquérito.

Embora a denúncia anônima seja apta a ensejar a investigação dos fatos narrados, ela não tem o condão de, por si só, autorizar a adoção de medidas constritivas, tais como a busca domiciliar, a interceptação telefônica e a quebra do sigilo de dados.

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.

Você conhece algum golpe de imigração? Informe à Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos no site 1.usa.gov/1suOHSS ou ligue para 1-877-382- 4357. Você poderá fazer uma denúncia anônima em Inglês ou Espanhol. Você também poderá denunciar os golpes de imigração na própria agência estadual.

Portanto, se você ou sua empresa sofrer algum crime virtual, procure a delegacia especializada da sua região para registrar o boletim de ocorrência e obter as orientações necessárias.

O contato denunciado não receberá nenhuma notificação e não saberá que sua conta está sendo analisada. A partir da denúncia, a empresa irá verificar se houve na conversa algum ponto que viole os termos de serviço do aplicativo e caso haja, o usuário pode ser banido.

Onde pedir ajuda

  1. WhatsApp da Polícia Civil: (51) 98444-0606.
  2. Emergências: 190 (Brigada Militar)
  3. Disque-Denúncia: 181.
  4. Denúncia Digital 181: ssp.rs.gov.br/denuncia-digital.
  5. Central de Atendimento à Mulher: 180.
  6. Delegacia Online: delegaciaonline.rs.gov.br.
  7. Delegacia da Mulher de Porto Alegre (atendimento 24 horas).

A quebra de sigilo, fora das hipóteses autorizadas nesta Lei Complementar, constitui crime e sujeita os responsáveis à pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, aplicando-se, no que couber, o Código Penal, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Além disso, a requisição da quebra de sigilo bancário só pode ser feita por pessoas e instituições específicas. Caso contrário, esse ato pode se caracterizar como um crime, punível com prisão.

A quebra de dados telemáticos só deve autorizada prova em investigação criminal e em instrução processual penal, e dependerá de ordem do juiz competente da ação principal. A lei 9.296/96 não permite que o juízo cível possa autorizar a medida extrema.

Acionar o Disque Denúncia - 181.