Como fazer prova de vida pelo celular?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para os segurados que podem fazer a prova de vida pela internet, aparecerá uma notificação no aplicativo Meu INSS. Informando que deve instalar/acessar o aplicativo Gov.br. Ao entrar no aplicativo, vá em autorizações. Selecione a autorização e clique em autorizar.

Contudo, caso o beneficiário deseje, a Prova de Vida pode ser realizada de forma voluntária na rede bancária ou acessando o aplicativo Meu INSS, por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão.

Pelo aplicativo gov.br, o beneficiário tem até 60 dias desde o início do mês de seu aniversário para fazer a prova de vida. O superintendente Central de Administração de Pessoal da Seplag-MG, Rafael Divino de Vasconcelos, reforça que o recadastramento digital é simples e seguro.

Onde e como fazer a prova de vida
As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Em lei, não existem impedimentos para que um aposentado receba o Auxílio Brasil. Mas, assim como qualquer outro cidadão, para receber o benefício é necessário atender aos critérios do programa. Estar inscrito no CadÚnico; Possuir renda familiar de até R$ 105 por pessoa (extrema pobreza);

A partir de janeiro de 2023, os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) poderão realizar a Prova de Vida digital pelo aplicativo gov.br.

Para os que autorizam a Prova de Vida no aplicativo, é disponibilizada opção de realização do processo, que é bem simples e requer a ativação da câmera do celular. Para mais informações, após a live do dia 31/5, será possível acessar a cartilha digital na íntegra, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br).

Para isso, anualmente e no mês do aniversário, o pensionista deve entrar no aplicativo digital Gov.br e realizar o recadastramento feito por meio de reconhecimento facial. O aplicativo Gov.br está disponível para download em dispositivo móvel (para Android ou IOS) - links abaixo.

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil a partir de 2023. Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão.

Pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar “Prova de Vida Domiciliar” pelo telefone 135 ou pelo app do Meu INSS Android ou IOS.

No caso de pessoas com dificuldade de locomoção, o agendamento da visita de um servidor para o procedimento deve ser feito perante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em uma das agências, com agendamento prévio (telefone 135 ou Meu INSS).

Retomando alguns pontos, a legislação permite que aposentados por tempo de serviço ou idade trabalhem. Sendo assim, não há nenhum problema em assinar a carteira de trabalho. O mesmo ocorre para servidores públicos estatutários que ocuparem uma função diferente da qual se aposentou.

65 anos

Em 2023, a idade mínima para se aposentar nessa modalidade é de 65 anos para os homens e de 62 para as mulheres, além de ser necessário ter 15 anos de contribuição e 180 meses de carência. Isso na regra de transição da aposentadoria por idade.

Conclusão: se o seu companheiro (a) recebe até 1 (um) salário mínimo de aposentadoria pelo INSS e você não possui outra fonte de renda, é possível que você tenha direito a receber o BPC/LOAS.

O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie. O serviço está disponível desde o dia 5 de março.