Como fazer os cálculos de topografia?

Perguntado por: squarteira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Para a área de topografia, utiliza-se a escala de redução. A representação de escala é E = d : D, onde E é a escala, d é a distância no papel e D é a distância no terreno. Ex.: 1/10.000, o numerador 1 indica o valor no papel, equanto o denominador 10.000 equivale o valor real.

A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.

Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA.

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical.

O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia. Com o avanço da tecnologia na construção civil, os drones também começaram a ser usados na topografia.

Durante a realização de medições topográficas, os erros podem acontecer devido a três principais fatores:

  • Fatores naturais. Esses fatores derivam de variações ambientais e podem ocorrer devido à: ...
  • Fatores instrumentais. ...
  • Fatores pessoais. ...
  • Erros Sistemáticos. ...
  • Erros Aleatórios. ...
  • Erros Grosseiros.

Durante a leitura em uma mira convencional devem ser lidos quatro algarismos, que corresponderão aos valores do metro, decímetro, centímetro e milímetro, sendo que este último é obtido por uma estimativa e os demais por leitura direta dos valores indicados na mira.

Para calcular o valor de uma cota, o investidor precisará dividir o valor de seu investimento pela quantidade das cotas. Exemplo: Vamos analisar um investimento de 15.000,00, que tem a quantidade de 8.579,00 de cotas. O investidor precisará dividir os 15.000,00 por 8.579,00, que terá como resultado 1,7484.

Topografia é o estudo da superfície terrestre. Em particular, estabelece a base subjacente de uma paisagem. Por exemplo, a topografia refere-se a montanhas, vales, rios ou crateras na superfície. geodésia e levantamento que estão preocupados em medir com precisão a superfície terrestre.

Fórmulas usadas em física
ΔS = Vm X Δt Usada para medir o deslocamento do móvel. Multiplica-se a velocidade média pelo tempo gasto. ΔT = ΔS/Vm Usada para medir o intervalo de tempo gasto no deslocamento. Dividi-se o deslocamento pela Velocidade Média.