Como fazer o chá de boldo para vir a menstruação?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual. Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura.

Como fazer o chá de boldo para descer a menstruação
Precisa ser usado com precaução, pois pode ter efeitos colaterais fortes. Mas ele também não tem relação com o período menstrual.

Em casos de constipação ou prisão de ventre, o ideal é tomar dois copos de chá de boldo entre as refeições, de duas a três vezes por dia. E para problemas de infecção na urina ou elevação no ácido úrico, duas xícaras de chá de boldo por dia são o suficientes.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros!

  • chá de gengibre. O chá de gengibre ajuda na contração muscular do útero e, de quebra, auxilia na má circulação, pressão arterial, gastrite e emagrecimento. ...
  • chá de folha de rabanete. ...
  • chá de orégano. ...
  • chá de sene. ...
  • chá de canela.

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, fazendo o organismo pensar que ovulou e estimulando a atividade do corpo lúteo.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Até 15 dias, pode ser considerado um atraso menstrual normal, inclusive a irregularidade menstrual é comum para a maioria das mulheres. No entanto, para aquelas que apresentam um ciclo regular, um atraso de 5 a 7 dias, já pode significar o primeiro sinal de uma gravidez ou de algum problema.

10 minutos

Para aproveitar os benefícios do boldo, as folhas devem ser limpas, socadas/batidas no copo ou pilão com água e deve-se beber na mesma hora. A Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos.

O chá de boldo não é recomendado para o consumo em mulheres grávidas, pois ele possui uma substância tóxica chamada ascaridol, que pode aumentar as contrações uterinas causando dor abdominal, sangramento, má formação fetal e aborto.

*Imagem meramente ilustrativa. Não é recomendável. Remédio natural, indicado para combater problemas de digestão, o boldo pode ter efeitos negativos no feto, principalmente nos primeiros três meses da gestação, e por isso deve ser evitado por gestantes.