Como fazer o cálculo de uma planta baixa?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

multiplique a largura pela altura de cada cômodo para obter o tamanho em metros quadrados. Por exemplo, se uma sala tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área dela será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²).

Para encontrar a quantidade ideal de plantas por metro linear, existe um cálculo bastante difundido entre agricultores. O primeiro ingrediente desse cálculo é a população, seguido do espaçamento entre linhas. A quantidade de plantas da população deve ser multiplicada pelo número de espaçamento entre linhas.

Um método simples é medir o comprimento de duas das paredes e multiplicar os valores. Por exemplo, se uma delas tem 4 m e a outra, 3 m, isso significa que são 12 m2 de área construída. Porém, isso só funciona se o cômodo for quadrado ou retangular.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

Metro quadrado de piso
Calcule a área do piso: Multiplique a largura pelo comprimento para obter a área do piso em metros quadrados. Por exemplo, se a largura do ambiente for 4 metros e o comprimento for 5 metros, a área do piso será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²).

escala 1:50

A escala 1:50 (lê-se um para cinquenta) é a mais utilizada para plantas baixas, e significa que cada 1 parte na planta representa 50 partes na realidade, ou seja, o tamanho real é reduzido em 50 vezes.

Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

No geral, o valor varia entre 2 e 4% do valor total da obra. Para ficar mais claro, ficará aproximadamente entre R$ 2.000 e R$ 5.000. Embora seja comum procurar pelo trabalho que seja com valor mais acessível é preciso estar atento as condições de trabalho e o que está incluso do orçamento.

Uma dica simples sobre como calcular a área útil de um imóvel é utilizar uma fórmula básica que aprendemos na escola: área = comprimento x largura. Você pode usar a planta da sua casa ou do seu apartamento para auxiliar, pois nela estão todas as medições dos cômodos.

O cálculo do metro linear pode ser feito basicamente com uma trena, fita métrica ou régua. Basta medir a distância de uma ponta a outra da parede, de todos os lados do cômodo e somar no final, ou seja, se são 4 paredes, você vai medir horizontalmente cada uma delas e somar no final.

Esse é o padrão do tijolo 9 furos que vai servir para sabermos quantos metros quadrados tem 1 unidade, e quantos tijolos serão precisos para cobrir uma área de 1 m². 1÷0,0336 = 29,76 unidades de tijolos de 9 furos para cobrir 1m², isto é, em torno de 30 unidades.

Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

É uma unidade de medida do sistema internacional de medidas. Um metro linear corresponde à circunferência da terra dividida por 40 milhões. O metro linear é representado pela letra “eme” minúscula, colocada logo após os algarismos. É a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias.

250M²

TERRENO 10X25 = 250M² - JD.

Uma planta de casa 10×20 térrea é uma planta de casa que se desenvolve num lote de 10 metros de largura por 20 metros de profundidade, ou seja, 200 metros quadrados, e que tem apenas um andar.