Como fazer um bom enredo?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Dicas para construção de um bom enredo

  1. Defina o tema central da sua história em poucas palavras.
  2. A partir desse tema, pense no resumo do enredo. ...
  3. Estruture a história: escreva, capítulo por capítulo, os principais eventos que ocorrerão.
  4. Descreva seus personagens: conheça profundamente os protagonistas da sua história.

Sequência dos principais fatos e ações que compõem uma história. O enredo remete a um conjunto de acontecimentos que fundamentam a história de um texto narrativo, romance, drama, filme, conto, entre outros gêneros. Também chamado de trama ou intriga, serve para encadear as ações vividas por personagens.

Enredo significa trama, intriga, mexerico, confusão, maquinação. É o ato ou efeito de enredar, ou seja, de prender ou colher com rede. É também o ato de criar intrigas que ocasionam aborrecimentos, inimizades. A palavra enredo tem origem na palavra "rede", o que sugere o entrelaçamento, o emaranhado, o envolvimento.

A mais conhecida e utilizada delas é aquela em que se inicia pela exposição da situação, citando personagens, tempo e espaço. Em seu desenvolvimento são narrados os fatos, iniciando-se pela complicação e finalizando com o clímax da história. Finalmente ao chegar na conclusão é apresentado o desfecho ou desenlace.

Primeiro, uma boa narrativa precisa, basicamente: Prender, ser visual, interativa, despertar emoções, apresentar fatos relevantes, promover diálogos, mostrar um personagem com que o público se identifique e criar um conflito a ser resolvido no desenvolver da história.

7 dicas para criar conflito

  1. Como criar conflito literário. É para manter o interesse do leitor na história que existem os conflitos. ...
  2. Faça o personagem encarar um medo. ...
  3. Ofereça uma escolha impossível. ...
  4. Teste as crenças dos personagens. ...
  5. Guarde segredos. ...
  6. Dê dias ruins aos personagens. ...
  7. Promova desavenças. ...
  8. Envolva o emocional.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

Os cinco elementos da narrativa procuram estabelecer: o que acontece (o fato); quando acontece (o tempo); onde acontece (o cenário); como acontece (o enredo); e quem diz o que acontece (o narrador).

Desenvolvimento: Durante o desenvolvimento do enredo, ocorrem conflitos, ou seja, acontecimentos que quebram o equilíbrio apresentado na introdução, modificando essa situação inicial. Ficamos sabendo o quê e como. No desenvolvimento ocorre também o momento mais tenso e emocionante da história - o clímax.

Todavia, caso você decida escrever um conto, que é, geralmente, uma obra ficcional, a sua narrativa será breve, bem menor que a de um romance. De acordo com a mesma fonte citada acima, um conto tem, aproximadamente até 7.500 palavras.

Como fazer um texto narrativo? Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

Todas as histórias devem ter personagens convincentes e memoráveis, como pessoas com falhas, personagens com traços únicos e personagens com objetivos e motivações interessantes. O que torna esses personagens cativantes é que eles se sentem como pessoas comuns.

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.

Como escrever um livro do zero? Confira 7 dicas para começar agora!

  1. Antes de escrever, leia. Sei que isso pode parecer um pouco óbvio, mas não é. ...
  2. Por onde iniciar? ...
  3. Faça um esboço da sua história. ...
  4. Não engavete nada. ...
  5. Encontre o seu público.