Como fazer divisão?

Perguntado por: nvilela7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

1º: organize a operação identificando o dividendo e o divisor; 2º: encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo; 3º caso o número seja menor que o dividendo subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.

A divisão é o ato de dividir em partes iguais para todos. O número que está sendo dividido em partes iguais é chamado dividendo; o número que indica em quantas vezes vamos dividir é chamado divisor; o resultado é o quociente; o que sobra é o resto.

Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.

A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.

Na divisão de números naturais, os valores referentes ao dividendo e ao divisor são sempre positivos. O conjunto dos números naturais é representado pela letra N maiúscula e é formado por todos os números positivos. Veja uma representação: N = {0 , + 1, + 2, + 3, + 4, + 5, + 6 ...}

As contas de dividir são os cálculos feitos para resolver problemas envolvendo uma das quatro operações básicas matemáticas: a divisão. A base dessas contas é a multiplicação, que é outra operação matemática e inversa à divisão.

Se quisermos verificar se nossa divisão está correta, podemos multiplicar o quociente pelo divisor, isto é, 25 x 5 = 125. O resultado deve ser exatamente o dividendo, no caso 125. Esse processo é conhecido como a prova real da divisão.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.

O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida. Assim, a fração é um número construído a partir da razão do numerador pelo denominador.

Quando estivermos próximos de finalizar a divisão e encontrarmos o resto, será necessário acrescentar uma vírgula ao quociente e um zero no fim do resto. A partir daí, basta realizar a divisão normalmente até que não haja resto algum. Nesse caso, há uma divisão com vírgula, pois a divisão de 201 por 4 resulta em 50,25.

Divisão exata e não exata – Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata (ou inexata). Por exemplo, se quisermos dividir 5 por 2, teremos uma divisão não exata, pois haverá um resto.

Quando o dividendo é menor que o divisor devemos adicionar um zero e uma vírgula ao quociente e também um 0 ao dividendo antes de iniciar a divisão. Neste caso teremos um quociente decimal menor que 1.

Qual é o dividendo de 32? A) Na divisão 32 ÷ 4 = 8, o número 32 é o dividendo, 4 é o divisor e o quociente. b) Em 10 ÷ 5 = 2, o número é o dividendo, 5 é o e 2 é o quociente 43.

A resposta é simples! Basta dividir como nos números naturais e acrescentar o sinal negativo ou positivo. Isso é feito através do conceito que a divisão é a operação inversa da multiplicação. Como já sabemos as regras dos sinais para a multiplicação, fica fácil.