Como calcular a area de um triangulo?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A área do triângulo é geralmente calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2.

A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2. A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo.

A área do triângulo retângulo pode ser calculada quando multiplicamos os seus catetos e dividimos por 2. Lembrando que o triângulo é retângulo quando ele possui dois lados perpendiculares, ou seja, que formam um ângulo de 90° entre eles e que os catetos são os dois lados perpendiculares do triângulo retângulo.

Qual a fórmula para calcular a altura de um triângulo? Isso é feito através da seguinte fórmula: s = (a+b+c) / 2.

Área do triângulo equilátero
Sabemos que a área de qualquer triângulo é igual ao produto entre a base e a altura dividido por 2.

Esta expressão é denominada de Teorema das Áreas: “A área do triângulo é igual ao semiproduto das medidas de dois lados pelo seno do ângulo formado por estes lados”.

Para calcular o perímetro de um triângulo, basta somar os seus lados. Já a área é calculada pelo produto entre o comprimento da base e da altura dividido por dois.

O cálculo da área do triângulo isósceles não se difere em relação à área dos outros triângulos, então, ela é calculada pelo produto entre a base e a altura dividido por 2.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.

Para calcular sua área, podemos usar a fórmula mais comum, que é o produto entre a base e a altura dividido por dois, ainda, quando conhecemos somente a medida dos seus lados, pode-se utilizar a fórmula de Heron. O perímetro do triângulo escaleno é a soma de todos os seus lados.

A base do triângulo é igual ao maior lado do retângulo, e a altura é igual ao menor lado do retângulo.

Triângulo escaleno tem todos os lados com medidas diferentes. O triângulo escaleno é aquele que tem todos os lados com medidas distintas, diferenciando-se, então, do triângulo isósceles, que tem dois lados congruentes, e do triângulo equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida.

A altura de um triângulo escaleno é a distância entre a base e o vértice oposto.

Em relação ao triângulo isósceles, ele também é denominado de triângulo isoângulo, em função das seguintes afirmações: Se um triângulo possui dois lados congruentes, ele também tem os dois ângulos da base congruentes.

A altura de um triângulo é o segmento que liga um ponto a seu segmento oposto (base oposta), formando com ele um ângulo de 90°. Dizemos que a altura de um triângulo é sempre perpendicular à sua base.