Como calcular probabilidade?

Perguntado por: fmendes8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.

A fórmula da probabilidade é uma divisão bem simples. Basta dividir o número de pontos que satisfazem o evento pelo número total de resultados possíveis. Exemplo: Calcule a possibilidade de sair um número par maior do que 2 ao lançar um dado.

A probabilidade conta com conceitos importantes, como experimento aleatório, evento, espaço amostral, e eventos equiprováveis. O valor da probabilidade é sempre um número entre 0 e 1 ou uma porcentagem entre 0% e 100%, e é calculado com base na razão entre os casos favoráveis e os casos possíveis.

Para determinar a probabilidade de z estar entre dois valores dados, determine as áreas acumuladas para cada valor e, depois, subtraia a menor da maior.

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

7,8%

Logo, a probabilidade de jogar o dado 7 vezes e sair 3 vezes o número 5 é de 7,8%.

Vamos calcular a probabilidade: Ao atirar um dado, qual a probabilidade de sair o lado 5 voltado para cima? O dado possui 6 lados, o lado 5 é uma possibilidade desses seis lados, então representamos pela fração 1/6 = 0,16 x 100 = 16%. A probabilidade de sair o lado 5 para cima é de 16%.

Qual a probabilidade de ocorrer valor maior que z = 1,25? 0,5 - 0,3944 = 0,1056 ou 10,56%.

No caso dos dados, a probabilidade de sair o número 2 em um lançamento é igual a 1/6. Um evento, na teoria de probabilidades, é um conjunto de pontos amostrais de um espaço amostral, ou seja, é um subconjunto do espaço amostral.

Resposta verificada por especialistas
É 1 possibilidade { 6 } em 6 { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 }, ou seja, 16,66%.

Então, a chance de aparecer o número 4 é UMA (pois só há UM número 4) em SEIS possibilidades (porque podem sair SEIS números). É bem simples: temos seis números e queremos que saia um, então é uma chance em seis: 1/6.