Como fazer a carteira de trabalho pela primeira vez?

Perguntado por: uramos3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Como fazer Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez? – É preciso baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, criar a conta Gov.br para então liberar o acesso aos dados pessoais com o CPF. Após isso, o aplicativo criará a conta com os dados já cadastrados da Receita Federal.

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital?

  1. Cadastre-se no portal do Governo.
  2. Baixe o app da CTPS digital.
  3. Insira seus dados pessoais.
  4. Aguarde a validação das informações.
  5. Responda o questionário.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital pelo celular. Abra o app CTPS Digital e toque sobre o botão "Entrar com Gov.br". O app vai pedir autorização para fazer o login com o serviço do governo; Na nova página, escolha uma das opções para criar seu registro no sistema Gov.br.

Sim. Basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar por meio da web, no endereço https://www.gov.br/trabalho, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”, realizar a identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal, devendo ser realizada somente pelo próprio interessado.

O procedimento para emissão é simples e rápido. Além disso, o documento é gratuito e emitido na hora. Para solicitar o serviço, primeiro é necessário fazer um agendamento na internet diretamente pelo site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços.

Assinatura digital
É simples, no momento em que o empregador lança a nova admissão no eSocial, esse feito já vale como uma “assinatura da carteira”, não sendo necessário assinar fisicamente o documento. E por meio do seu aplicativo, o trabalhador já consegue visualizar o seu novo contrato de trabalho.

Onde tirar Carteira de Trabalho física?

  1. Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
  2. Gerência Regional do Trabalho;
  3. Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT);
  4. Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão. Neste caso, é importante consultar quais são os locais conveniados na sua região.

Você sabia que, na maioria dos casos de contratação, não é mais preciso ter a Carteira de Trabalho física, em papel? É suficiente informar seu CPF para que o empregador faça o registro no eSocial.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Veja como fazer isso no passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou App Store (iOS) buscando por “carteira de trabalho digital“.
  2. Após a instalação do app, abra e clique em “Entrar“.
  3. Insira seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov.br.
  4. Por fim, informe os dados pessoais que serão solicitados.

Qualquer documento com data na época do trabalho e assinatura do empregador que possa comprovar o trabalho prestado, inclusive recibos feitos à mão; Fotografias da época também podem comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS ; PPP ou LTCAT (Aposentadoria Especial); Recibo com carimbo da época.

Não é necessário pedir a emissão do documento. Para quem nunca trabalhou com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.

Sua carteira agora é digital, pela Internet. Na hora da contratação, basta informar o número do seu CPF. Acesse Portal Gov.br ou baixe o APP Carteira de trabalho digital.