Quem já é graduado pode fazer o Enem?

Perguntado por: aviana6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sim! Todas as pessoas podem fazer o Enem, inclusive pessoas já formadas no ensino médio, graduação ou pós-graduação. Além disso, quem é formado também pode utilizar a sua nota para concorrer a uma vaga na universidade.

O Enem é um exame totalmente aberto e democrático. Por isso mesmo, ele não impede que pessoas que já cursaram uma universidade façam novamente a prova. Afinal de contas, estudar é sempre bom, né? Se o candidato tiver concluído o Ensino Médio ou estiver no último ano, ele já pode prestar o Enem.

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médioou que já tenham terminado os estudos. A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio. Assim, já vai treinando para fazer bonito na “hora H”.

Afinal, quem tem ensino superior pode se inscrever no Prouni? De acordo com as regras do programa, quem já tem ensino superior não pode se inscrever. O processo seletivo é destinado exclusivamente para quem não possui diploma em um curso de graduação.

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos. 16 - A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira?

Precisa fazer Enem para a segunda graduação? A necessidade do Enem para uma segunda graduação irá depender bastante do curso e da faculdade escolhida, pois há uma forma de ingresso facilitada para quem já fez uma faculdade, que consiste muitas vezes em apenas apresentar o diploma do curso anterior.

Quem fez o Encceja pode fazer o Enem? Sim, quem fez Encceja e obteve o certificado de conclusão do ensino médio pode fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar dos programas do Governo Federal: Sisu, Prouni e Fies.

19 anos de idade

Qual a idade certa para fazer o Enem? A prova do Enem é voltada para estudantes que estejam concluindo ou que já finalizaram o Ensino Médio, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos de idade.

Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.

O sistema permite que os candidatos se inscrevam em até dois cursos e instituições de ensino superior diferentes, no entanto, não é obrigatório optar por uma segunda opção. Mas, é necessário entender a importância de ocupar as duas posições, antes disso, vamos explicar como funciona o Sisu.

O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Na maioria das instituições não é necessário fazer o vestibular quando já é portador de um diploma. No entanto, isso também pode ocorrer de maneira diferente de instituição para instituição. Isso acontece porque o processo seletivo pode diferir em cada uma, portanto, é necessário consultar o edital de convocação.

"Os concluintes do ensino médio (neste ano de 2023) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, público-alvo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), têm a oportunidade de fazer a inscrição com isenção da taxa mesmo sem ter feito a solicitação anteriormente".

Existe essa possibilidade? Informamos que uma vez concluído o ensino fundamental ou ensino médio não é possível refaze-los, pois já existe um registro de conclusão publicado.