É necessário fazer faculdade?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

No Brasil, a fim de que você possa exercer uma certa profissão de maneira legal, precisará fazer um curso de graduação e cumprir todos os requisitos mínimos para a obtenção do diploma.

A verdade é que existe sim a opção de não fazer um curso superior. Além disso, vale ressaltar que tomar essa decisão não implica necessariamente que você não terá o sucesso profissional que gostaria. Contudo, fazer uma graduação abre portas para diversas oportunidades na carreira.

Faculdade é preparo para o mercado de trabalho
Nos laboratórios, nos projetos e até no estágio, por exemplo, é possível ver como tudo funciona de verdade. Isso é indispensável, porque te direciona a chegar ao mercado de trabalho mais preparado.

O diploma não é garantia por diversos motivos. Primeiro porque, apesar dos profissionais estarem formados, o mercado de trabalho não consegue criar vagas suficientes para que eles possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas universidades.

Fazer um curso superior é uma maneira eficaz de se qualificar para atingir seus objetivos. Se você já trabalha em uma empresa e quer chegar a um cargo de liderança, por exemplo, obter uma formação na área de gestão vai aumentar as suas chances. O mesmo vale para quem quer mudar de área.

Para 42% deles o motivo principal para ter adiado o ensino superior foi o fato de não ter condições de pagar. Outros 31% indicam que pararam de estudar porque começaram a trabalhar e 20% porque não conseguiria passar em uma universidade pública.

Depende! Os cursos técnicos são uma boa oportunidade para quem pensa em trabalhar em uma função mais operacional e ter uma formação rápida. A faculdade, por sua vez, proporciona salários mais altos e melhores oportunidades de trabalho.

De acordo com a pesquisa, as profissões mais promissoras para os 10 próximos anos pertencem às seguintes áreas:

  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Engenharia.
  • Marketing e Vendas.
  • Jurídico.
  • Saúde e Qualidade de Vida.
  • Recursos Humanos.
  • Sustentabilidade.

As universidades, de modo geral, salvo algumas exceções, têm como objetivo preparar profissionais para as carreiras de base intelectual, científica e técnica.

“Acabamos revelando uma desistência elevada: 55,5% desistiram do curso; 18,1% continuam cursando e apenas 26,3% concluíram no tempo devido”, completou. De acordo com Capelato, há uma série de aspectos que explica o porquê da alta evasão.

Infelizmente, desses, somente 18,73% (3.765.475) conseguem atingir o sonho de entrar em uma faculdade. Ou seja, 16.334.708 não tiveram acesso à educação superior naquele ano.

Uma pesquisa realizada com mais de 2 mil jovens brasileiros, em maio de 2021, pela CMOV, constatou que 82% não sabem ou têm dúvidas do que fazer profissionalmente.