Pode tirar a primeira via da Carteira de Trabalho Digital?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Como pegar a CTPS digital? Atualmente, é possível tirar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez por meio do Portal Empresa Brasil e também pelo app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

O primeiro passo é fazer o Boletim de Ocorrência e registrar a perda da CTPS. Em seguida, deverá agendar o atendimento em um dos postos para fazer uma nova via da sua Carteira de Trabalho. No dia do atendimento, você deve levar todos os documentos e solicitar uma nova via da sua Carteira de Trabalho.

A CTPS pode ser emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. A contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador que, quando necessário, deverá comprovar a sua condição de menor aprendiz.

O seu funcionário poderá ver o contrato de trabalho na Carteira de Trabalho digital 48 horas após o envio da informação por você. Caso ele constate alguma divergência entre o que vocês acordaram e a informação da Carteira de Trabalho digital ele poderá solicitar que você corrija as informações enviadas.

Você sabia que, na maioria dos casos de contratação, não é mais preciso ter a Carteira de Trabalho física, em papel? É suficiente informar seu CPF para que o empregador faça o registro no eSocial.

Carteira de Trabalho Física
Conforme informações publicadas no site do governo federal, o trabalhador que deseja tirar a carteira física deve encaminhar um pedido de agendamento por e-mail. Neste e-mail, deve conter a sigla da Unidade da Federação (UF), ou seja, do estado onde o trabalhador reside.

Toque em "Entrar com gov.br"; Coloque seu número de CPF e digite a senha que você utiliza no gov.br; Pronto! Você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

Acesse a CTPS digital pelo site
Para abrir a sua CTPS, basta clicar em “Carteira de Trabalho Digital”. Pronto! Você já consegue ter acesso aos seus dados pessoais e todo seu histórico de trabalho.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez? É preciso baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, criar a conta Gov.br para então liberar o acesso aos dados pessoais com o CPF. Após isso, o aplicativo criará a conta com os dados já cadastrados da Receita Federal.

Sim! Através do App ou do site o colaborador consegue acessar a sua CTPS digital e verificar todas as informações de seu histórico trabalhista.

Assim, se a admissão constar lá no portal, o que o empregado precisa fazer é ligar no 135 e solicitar um “Acerto de vínculos e remunerações”, pois as informações que enviamos para o eSocial, é transmitida para o CNIS do empregado, por isso, ele precisa solicitar o ajuste diretamente com o INSS.

Caso identificado algum erro no seu cadastro, não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram os dados da Carteira de Trabalho digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas automaticamente.

A sua carteira física continua valendo como documento original de registro das suas atividades anteriores a 2019. Portanto, não é recomendável jogar fora e utilizar apenas a digital. Para contratações feitas a partir de 2019, é sugerido que a carteira de trabalho digital seja utilizada nas contratações que seguirem.

O procedimento para emissão é simples e rápido. Além disso, o documento é gratuito e emitido na hora. Para solicitar o serviço, primeiro é necessário fazer um agendamento na internet diretamente pelo site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços.

Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel. Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br.