Como explicar advérbio?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha e modifica o sentido dos verbos, adjetivos ou outros advérbios. Exemplos: Ele escreveu depressa (o advérbio "depressa" modifica o sentido do verbo "escreveu"). Essa cor é menos feia (o advérbio "menos" caracteriza o adjetivo "feia").

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Esses grupos são chamados de Classe Gramatical. O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.

O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

A introdução do advérbio já numa frase pode estar ao serviço de confirmar uma expectativa anterior, tendo um funcionamento no plano aspetual, como se observa em (3): (3) «O João já começou a falar.»

Quando se usa “onde”? “Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).