Como se faz uma tese de doutorado?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Sua tese de doutorado deve ter entre os elementos pré-textuais, o título do trabalho na capa, contracapa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, abstract (resumo no idioma inglês), sumário, dedicatória para tese de doutorado, agradecimentos e a epígrafe para tese de doutorado.

Uma tese de doutorado precisa ter embasamento científico e acadêmico, por isso, é de vital importância que você faça um resgate das teorias que já foram publicadas a respeito do seu objeto de estudo. Em um doutorado em educação, por exemplo, você deve recorrer autores como Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, entre outros.

A tese de doutorado se propõe a agregar conhecimento a uma determinada área, trazendo um aspecto novo para algum campo de estudo, quer seja uma nova metodologia, um novo resultado, uma descoberta inédita etc.

Uma tese de doutorado excelente se destaca pelo teor das referências: textos jurídicos, jurisprudên- cia, doutrina recente e clássica, nacional e estrangeira, documentos oficiais, entre outros. A quantidade de referências é um indicador da pesquisa feita , e a pesquisa esperada é de um alto nível de excelência.

Cabe destacar que, no meio acadêmico, o uso do termo TCC está popularizado para as monografias de graduação e pós-graduação lato sensu. No caso da pós-graduação stricto sensu, usa-se os termos dissertação e tese para os cursos de mestrado e doutorado, respectivamente.

Sobre o tempo para escrever a tese, as respostas variaram de duas semanas e meia (sempre tem um indivíduo capaz dessas proezas, mas acredite, é a exceção!) até um ano (incluindo licença maternidade de 2 meses).

Essa palavrinha vem do grego “thesis”, que significa “proposição”. É aquilo que você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos, tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista. Você pode defender qualquer tese, desde que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.

Para a dissertação de mestrado, o texto deve ter, no máximo, 120 (cento e vinte) páginas e para a tese de doutorado, até 220 (duzentos e vinte) páginas, incluindo as referências. No texto deverão constar: a. Título – deve permitir identificar o tema da pesquisa.

Existem pessoas que em um final de semana conseguem escrever trinta páginas, porém, outras levam dois anos e não conseguem chegar a dez páginas. Tudo depende do domínio que a pessoa possui com esse tipo de escrita, quanto mais dificuldade para aceitar e evitar os achismos, mais difícil será de escrever.

Toda introdução deve apresentar as partes de um projeto de pesquisa — geralmente, escrito antes do início das pesquisas, como proposta de trabalho. Nessa parte, você deverá apresentar a temática, a área de concentração e o problema levantado para ser pesquisado.

50 minutos

Doutorado – as defesas de Doutorado tem duração entre 40 e 50 minutos, ficando a cargo do presidente da banca o controle deste tempo. É sugerido que os membros da banca tenham cerca de 30 minutos cada para tecer seus comentários.

Sobrevivendo à escrita da tese

  1. Cuidar de si mesmo. ...
  2. Estabelecer metas diárias e semanais. ...
  3. Não seja perfeccionista. ...
  4. Não enrole e seja autêntico. ...
  5. Não se compare a ninguém. ...
  6. Tenha momentos de pausa. ...
  7. Estabeleça prazos com o seu orientador e atenha-se a eles. ...
  8. Está tudo bem se lamentar.