O que é predicado e quais os tipos?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Acesso em:

  • Exercícios sobre tipos de predicado com gabarito comentado.
  • Predicado verbal.
  • Predicado nominal.
  • Predicado verbo-nominal.
  • Verbos de Ligação.
  • Predicativo do Sujeito.
  • Exercícios de sujeito e predicado.
  • Complemento Nominal.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

São classificados em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto. Complemento não exige uma preposição, por exemplo: Vitória cantou músicas sertanejas. O complemento exige o uso da preposição, por exemplo: Interessou-se pelas camisas.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Predicado nominal
Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação(verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz. (núcleo: feliz)

Predicado verbo-nominal
Nesse caso, há presença de predicativo do sujeito ou predicativo do objeto (complementa o objeto direto ou indireto, atribuindo-lhes uma característica), por exemplo: Suzana chegou cansada. (núcleos: chegou, cansada) Terminaram satisfeitos o trabalho. (núcleos: terminaram, satisfeitos)

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Predicado é o termo da frase formado por um verbo, que faz referência ao sujeito. Pode ser nominal, verbal ou verbo-nominal.

Sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ação ou uma qualidade. O predicado é o comentário da comunicação, é tudo o que se diz na oração sobre o sujeito. Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado).

O predicativo aponta uma característica do sujeito da oração. Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome.

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo. Para fazer concordância verbal e nominal correta é necessário observar a que termo ele se refere.

O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.

O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito. O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito. Os meninos eram brincalhões. A margarida é uma flor.

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.