Como se faz uma tese de mestrado?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como fazer dissertação de mestrado?

  1. Escolha o tema da dissertação.
  2. Delimite a metodologia de sua pesquisa.
  3. Use uma estrutura básica de trabalho acadêmico.
  4. Estabeleça metas e prazos possíveis.
  5. Adote uma rotina de escrita diária.
  6. Não esqueça da banca de defesa.
  7. Tenha atenção às regras da ABNT.

Veja quais são elas:

  1. Defina um tema bem específico para a sua pesquisa acadêmica. ...
  2. Escolha a metodologia mais adequada. ...
  3. Monte um cronograma de estudo e de redação da dissertação. ...
  4. Tenha conversas frequentes com o seu orientador. ...
  5. Peça para alguém revisar o seu trabalho antes da entrega final.

A tese é um trabalho Strictu Sensu, destinado à obtenção do título de doutor. Exige, porém, uma contribuição inédita sobre um tema específico, diferentemente da dissertação. A tese resulta na defesa de uma descoberta a partir de uma pesquisa mais complexa e aprofundada.

A estrutura de tese e/ou dissertação, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Primeiro, vamos entender como a dissertação funciona. Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Para a dissertação de mestrado, o texto deve ter, no máximo, 120 (cento e vinte) páginas e para a tese de doutorado, até 220 (duzentos e vinte) páginas, incluindo as referências. No texto deverão constar: a. Título – deve permitir identificar o tema da pesquisa.

Como fazer uma boa tese?

  1. Escolha bem o seu tema. Quanto maior for o seu engajamento com o que você irá escrever, melhor será o seu texto. ...
  2. Desenvolva uma opinião forte. ...
  3. Faça uma lista com teses interessantes. ...
  4. Use adjetivos interessantes. ...
  5. Atente-se que sua tese tenha uma ideia principal. ...
  6. Especifique a sua tese.

A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

dois anos

No caso de um mestrado acadêmico, a dissertação leva em torno de dois anos para ser concluída. Esse tempo de redação varia de autor para autor, mas o prazo de defesa estabelecido pelos programas de pós-graduação é, geralmente, de 24 meses - desde o ingresso do estudante na instituição até a defesa do trabalho.

Cabe destacar que, no meio acadêmico, o uso do termo TCC está popularizado para as monografias de graduação e pós-graduação lato sensu. No caso da pós-graduação stricto sensu, usa-se os termos dissertação e tese para os cursos de mestrado e doutorado, respectivamente.

A tese é um trabalho acadêmico próprio do doutorado. Ela é específica por trazer uma contribuição inédita por parte do aluno. Em resumo, o doutorando deve defender uma ideia ou um método que seja uma descoberta, algo que se concluiu após realizar um grande trabalho de pesquisa.

A dissertação de mestrado trata-se de um trabalho acadêmico cuja finalidade é a de contribuir com reflexões ou análises sobre um tema específico. Partindo dessa premissa, a dissertação de mestrado não precisa ser inédita, como é o caso da tese de doutorado.