Como é uma tese de doutorado?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Afinal, o que é uma tese de doutorado? A tese de doutorado é um trabalho que apresenta o resultado até então inédito de uma pesquisa acadêmica realizada pelo estudante desse tipo de pós-graduação stricto sensu e que é pré-requisito para obtenção do diploma e título de doutor.

Uma tese de doutorado precisa ter embasamento científico e acadêmico, por isso, é de vital importância que você faça um resgate das teorias que já foram publicadas a respeito do seu objeto de estudo. Em um doutorado em educação, por exemplo, você deve recorrer autores como Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, entre outros.

Uma tese de doutorado excelente se destaca pelo teor das referências: textos jurídicos, jurisprudên- cia, doutrina recente e clássica, nacional e estrangeira, documentos oficiais, entre outros. A quantidade de referências é um indicador da pesquisa feita , e a pesquisa esperada é de um alto nível de excelência.

Para a dissertação de mestrado, o texto deve ter, no máximo, 120 (cento e vinte) páginas e para a tese de doutorado, até 220 (duzentos e vinte) páginas, incluindo as referências. No texto deverão constar: a. Título – deve permitir identificar o tema da pesquisa.

Cabe destacar que, no meio acadêmico, o uso do termo TCC está popularizado para as monografias de graduação e pós-graduação lato sensu. No caso da pós-graduação stricto sensu, usa-se os termos dissertação e tese para os cursos de mestrado e doutorado, respectivamente.

50 minutos

Doutorado – as defesas de Doutorado tem duração entre 40 e 50 minutos, ficando a cargo do presidente da banca o controle deste tempo. É sugerido que os membros da banca tenham cerca de 30 minutos cada para tecer seus comentários.

Sobre o tempo para escrever a tese, as respostas variaram de duas semanas e meia (sempre tem um indivíduo capaz dessas proezas, mas acredite, é a exceção!) até um ano (incluindo licença maternidade de 2 meses).

Como mencionado anteriormente, a tese aparece no texto dissertativo-argumentativo e esse possui a seguinte estrutura: introdução; desenvolvimento; conclusão.

Essa palavrinha vem do grego “thesis”, que significa “proposição”. É aquilo que você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos, tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista. Você pode defender qualquer tese, desde que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.

O relator é um pesquisador experiente e disponível para, num prazo de aproximadamente três semanas, avaliar a qualidade do texto e o mérito científico do trabalho de tese contemplando os seguintes aspectos: Existência de contribuição relevante (listar as contribuições).

A dissertação de mestrado não precisa trazer uma contribuição inédita sobre uma área de conhecimento. A tese é um trabalho Strictu Sensu, destinado à obtenção do título de doutor. Exige, porém, uma contribuição inédita sobre um tema específico, diferentemente da dissertação.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.