Como estalar as costas?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A coluna tende a ter mais amplitude de movimento para as laterais do que ao se estender, então a movimentação lateral costuma ser mais segura e mais fácil. Girar a coluna pode estalar a maior parte das costas, principalmente a lombar ou inferior.

Estale as costas com uma cadeira.

  1. Coloque as mãos na testa e expire lentamente.
  2. Isso fará com que a sua cabeça e os seus ombros caiam por trás da cadeira.
  3. Você deve ouvir um estalo.
  4. Não se incline além do ponto de conforto. Pare ao sentir qualquer desconforto.

Para uma opção fácil, feche as mãos atrás das costas e aperte as costas. Traga ambos os braços para trás e entrelace os dedos. Posicione suas mãos sobre a região lombar ou no local dolorido; em seguida, aperte as mãos devagar contra as costas para massagear o local. Continue massageando até sentir o estalo das costas.

Como fisioterapeuta já começo esse artigo te tranquilizando. De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

Pressione as costas e as nádegas da pessoa.
Use a outra mão para pressionar a parte superior da coluna da pessoa. Faça uma série de movimentos suaves por alguns segundos, só para começar o processo. Sempre pergunte ao outro se ele está bem. Caso seus movimentos causem dor ou desconforto, pare imediatamente!

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos, e o líquido faz seus dedos se dobrarem deslizando um osso sobre o outro. Quando você estala os dedos, a articulação estica muito e os gases existentes ali acabam se soltando do líquido, produzindo o barulho que a gente escuta!

O estalo na coluna, quando feito por um profissional capacitado, pode aliviar dores, trazer maior flexibilidade, maior amplitude de movimentos nas articulações e músculos, aumentar a circulação em áreas que podem ter sido afetadas por algum problema.

Uma nova pesquisa publicada, em 2018, pela Scientific Reports, explicou que os estalos são originados das bolhas de cavitação que entram em colapso o fluido sinovial presente nas articulações. Na prática, o som advém do estourar das pequenas bolhas de gases presentes na articulação.

As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

Hábito de estalar o pescoço não representa riscos para a saúde.

Uma pessoa com a coluna travada fica sem conseguir se movimentar direito. O incômodo acontece na região lombar, a parte mais baixa da coluna, e se manifesta na forma de dores crônicas ou agudas. No caso de dor aguda, ela surge de forma súbita, geralmente após ter um mau jeito ou fazer um esforço físico exagerado.

Alongamento de coluna
Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

Sentado com as costas eretas, coloque as mãos atrás da cabeça e leve o queixo em direção ao peito. Sinta alongar os músculos de trás do pescoço e do começo da coluna. Fique por 20 segundos nesta posição e depois eleve o queixo em direção ao teto e segure por mais 20 segundos. Repita 3 vezes o movimento.