Como era o nome da Paraíba?

Perguntado por: rsubtil . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Em 24-12-1634 a cidade Filipea passou a denominar-se Frederícia. Tomou a denominação de Paraíba em 1654.

Nem sempre a capital da Paraíba se chamou João Pessoa. Fundada em 5 de agosto de 1585, no alto da colina às margens do rio Sanhauá, afluente do Paraíba, a cidade chamava-se Nossa Senhora das Neves. Durante a ocupação holandesa, passou a chamar-se Filipéia. Terminada a ocupação, foi batizada de Paraíba.

A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa'ra = “rio” + a'iba = “ruim, difícil de navegar”, originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.

Na época da fundação da Paraíba, os Tabajaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. Eles eram pacíficos e ocupavam o litoral, onde fundaram as aldeias de Alhanda e Taquara. Já os Potiguaras eram mais numerosos que os Tabajaras e ocupavam uma pequena região entre o rio Grande do Norte e a Paraíba.

Sua denominação atual, “João Pessoa”, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

Entre o litoral e a região do Planalto da Borborema, os principais grupos indígenas eram os potiguaras, que habitavam em especial as margens do rio São Domingos, atual Rio Paraíba. Entre as tribos que habitavam desde a região da Borborema até o sertão estão os índios cariris e os ariús.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

Toda a região do São Domingos (primeiro nome dado ao Paraíba) era habitada por índios, estes influenciados pelos traficantes franceses de pau-brasil, interessados em conservá-los hostis a exploradores de outras nacionalidades.

De acordo com o senador, a conquista da Paraíba "foi um dos mais difíceis empreendimentos da Coroa Portuguesa". Anteriormente, existia a Capitania de Itamaracá.

No meio da parte vermelha, há a inscrição "NEGO", na cor branca e em letras maiúsculas, que é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular e representa a não aceitação do sucessor à presidência da república indicado pelo presidente brasileiro da época, Washington Luís.

Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada pela Cúpula da Fazenda Real, já como cidade e não como vila, povoado ou aldeia.

No dia 5 de agosto de 1585, os colonizadores portugueses fundaram a “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves” numa colina às margens do rio Sanhauá, um afluente do rio Paraíba.

Pilar é a terceira cidade mais antiga da Paraíba, com 263 anos, atrás apenas de João Pessoa (436 anos) e de Mamanguape e foi fundada em 14 de setembro de 1758, sendo mundialmente conhecida por ser a terra natal do escritor paraibano José Lins do Rego.