Tem ureia na urina?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Cerca de metade dos sólidos na urina humana são ureia, o principal produto da degradação do metabolismo das proteínas, e o resto inclui nitrogénio, cloretos, cetosteroides, fósforo, amónio, creatinina e ácido úrico.

A ureia é uma substância produzida pelo fígado e parcialmente eliminada na urina que permite ao médico entender melhor como anda a saúde do fígado e dos rins do paciente. O exame de ureia na urina, amostra isolada, busca analisar os níveis de ureia que estão presentes na urina do paciente.

Sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas.

O fígado a produz e a secreta no sangue, e o rim vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina. O exame de ureia analisa os valores de ureia circulando na corrente sanguínea. Se o exame mostrar que o paciente está com os níveis de ureia elevados, ele pode ter uma condição chamada uremia.

As principais substâncias químicas presentes na urina são: água; ureia; ácido úrico; hidróxido de amônio (ou amoníaco aquoso) e cloreto de sódio.

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins.

Como esse exame é feito? A realização do exame de creatinina é muito simples. Precisamos apenas fazer a coleta de uma pequena amostra de sangue por meio de punção, ou a coleta de urina, para que seja analisado em laboratório investigando as concentrações de creatinina.

Essas excretas são resíduos da quebra de proteínas e ácidos nucléicos que devem ser eliminados, pois são tóxicos ao organismo. Esse produtos podem ser encontrados na forma de amônia, ácido úrico e uréia. O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade.

Problemas nos rins: infecção, insuficiência ou pedra nos rins, por exemplo, podem causar espuma na urina. Não deixe de consultar com o urologista para avaliar o caso.

Quando o limiar de reabsorção renal é ultrapassado (entre 160 mg/dL e 180 mg/dL), o excesso de glicose será encontrado na urina. A condição mais comum que encontramos para esse fato é a presença de diabetes mellitus, devido a uma deficiência ou falta da produção do hormônio insulina levando a glicemias elevadas.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Crianças menores de 1 ano: maior que 9mg/dL e menor que 40mg/dL; Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL; Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.

As substâncias que não podem ser encontradas na urina de uma pessoa saudável são glicose,proteínas e hemácias.

Em nossos rins a bilirrubina é transformada em urobilinogênio. O urobilinogênio é a substância responsável por dar a cor amarelada ao nosso xixi. A cor normal do nosso xixi é amarela, mas às vezes podemos notar mudanças nos tons de amarelo, ou até mesmo mudanças de cores.

Hemácias na urina – sangue na urina
O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina). Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio.