Por que é importante que a ureia seja eliminada do corpo?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo. A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina. Aproximadamente 10 a 20 g da amônia são removidos do corpo de um adulto saudável cada dia.

As células do corpo humano produzem resíduos metabólicos constantemente, como a ureia e a creatinina, que precisam ser eliminados para evitar o acúmulo dessas substâncias no sangue.

A ureia é excretada principalmente pela urina e, em menor grau, pelo intestino e o leite. Na maioria dos animais (exceto em aves, que secretam ácido úrico), o nível de ureia é indicador de funcionamento renal. Na insuficiência renal, pode ser observada azotemia (aumento nos níveis sanguíneos de ureia e creatinina).

Os rins removem sais, ureia, ácido úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo. O sangue a ser filtrado chega aos órgãos pela artéria renal, que se ramifica em arteríolas. Se uma pessoa bebe muito líquido, seus rins produzem uma urina diluída e abundante, eliminando o excesso de água.

A concentração elevada de ureia pode indicar alguma inadequação no processo de filtragem do sangue pelos rins. As situações geralmente associadas a essa inadequação são: Insuficiência renal. Obstrução do trato urinário.

A ureia viaja do fígado para os rins através da corrente sanguínea. Os rins filtram a ureia e removem outros resíduos do sangue através da urina. As análises da ureia permitem avaliar o funcionamento dos rins e se a ingestão de proteínas é muito alta ou baixa.

A ureia é o resultado do metabolismo das proteínas que o paciente ingere como alimento. O fígado a produz e a secreta no sangue, e o rim vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina. O exame de ureia analisa os valores de ureia circulando na corrente sanguínea.

A amônia é o excreta mais tóxico e com alta solubilidade, por isso demanda grande quantidade de água para ser excretada.

Nutricionista explica que deve ser estimulado o consumo de laticínios com baixo teor de gordura (leite desnatado e queijos magros/light), por exemplo. Muitos pacientes, principalmente homens, chegam ao consultório apresentando alteração em exames laboratoriais com elevação do ácido úrico e ureia.

Os sinais e sintomas de uremia (acúmulo de uréia) são anorexia (redução do apetite), náuseas, vômitos, sonolência, confusão mental, e convulsões em alguns casos. O exame físico varia de acordo com a etiologia.

A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.

Etapas do Ciclo da Ureia. Nos seres humanos e também nos mamíferos, aproximadamente 80% do nitrogênio é eliminado do corpo sob a forma de ureia. A substância é produzida por meio de várias reações que ocorrem no citosol e na matriz das mitocôndrias de pilhas do fígado.

Complicações. Infecção urinária: Prender o xixi proíbe a limpeza natural da uretra e facilita o aparecimento de bactérias responsáveis pela infecção urinária, além disso a bexiga pode ficar dilatada impedindo o esvaziamento completo, propagando ainda mais a intensidade da infecção até chegar a cistite.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Resultados normais: Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue).