Como era o modo de vida cínico?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 13 votos

Os cínicos foram conhecidos como aqueles que vivem como cães ou como os filósofos "caninos". Eram reconhecidos por sua falta de apego material, por sua falta de pudor, por sua fidelidade à filosofia e seu comportamento feroz com aqueles de quem não gostam.

Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado, o cinismo tem uma conotação pejorativa, pois designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.

Ele procurava um homem que vivesse de acordo com seu eu essencial, sem se preocupar com nenhuma convenção social, em harmonia com sua verdadeira forma de ser – somente esta pessoa estaria apta a alcançar a felicidade.

Um exemplo de cinismo seria se uma pessoa vê que há um banco faltando uma das pernas e o coloca de modo que pareça que o mesmo está bom para sentar-se, então uma pessoa senta naquele banco e acaba caindo. Em seguida, a pessoa que colocou o banco danificado ali, oferece ajuda, atuando como se fosse uma boa pessoa.

adjetivo Que expressa cinismo, desprezo pelas normas sociais ou pela moral vigente; imoral. [Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. [Figurado] Que age de maneira imoral ou escandalosa; desavergonhado, impudico.

O Cínico acaba por expor verdades que, muitas vezes, não devem ser ditas, pois acabam por ferir interesses e expor outros regimes de verdade, que nem sempre estão comprometidos com o bem comum. Palavras-chave: Cinismo.

[Figurado] Que se comporta com fingimento, falsidade, hipocrisia; desfaçatez, descaramento. adjetivo Em que há cinismo, fingimento ou descaso por normas sociais ou pela moral. [Por Extensão] Que tende a se comportar imoral ou escandalosamente: pessoa cínica. [Por Extensão] Que fala com petulância, sem escrúpulos.

Essa citação de Sêneca encaixa-se perfeitamente na proposta moral do cinismo. O método cínico para a felicidade é a ausência de apegos, perturbações, preocupações, aquisições mundanas.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos.

Seja pela falta de confiança e segurança, seja como mecanismo de defesa diante de situações que podem ser vividas como hostis quando na verdade não são. Crescer em um entorno hostil, de violência, falta de contenção e segurança altera e distorce as crenças sobre a vida.

Em razão disso, os cínicos foram chamados de cães por serem despudorados (quem não tem pudor / desavergonhado) e viverem de acordo com a sua natureza.

1 arrogante, atrevido, debochado, fingido, hipócrita, insolente, ousado, petulante, sarcástico, tartufo.

A Filosofia cínica surge como um antídoto a essas intempéries sociais, propondo uma mudança de paradigma, denunciando como falsas às ambições humanas e indicando um novo caminho: o domínio de si, a indiferença aos prazeres convencionais como única via de acesso à Felicidade.

Seja cauteloso, de maneira geral
O cínico pode voltar-se contra você, se as circunstancias assim determinarem, e usar suas informações a favor dele. Além disso, seja cauteloso quando alguém assim falar mal de outras pessoas para você.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

Os cínicos também se identificam com o ditado "Se um homem me engana uma vez, é um erro dele. Se ele me engana duas vezes, o erro é meu". As pessoas já provaram que são egoístas e dúplices tantas vezes que, na cabeça desses indivíduos, o mais sábio a se fazer é esperar mais do mesmo.